Marcelo Tas entrevista Marcello Dantas no Provoca desta terça-feira (4). Durante o programa, o curador de arte contemporânea e criador de museus pelo mundo fala sobre o gosto dos brasileiros por museus, a importância da linguagem, o encontro da arte com a biologia e outros temas. A edição vai ao ar a partir das 22h na TV Cultura.
Após Tas lembrar uma época na qual se ouvia que os brasileiros só iam aos museus na Europa, o artista explica a afirmação: “a elite brasileira só vai ao museu na Europa porque a elite brasileira só gosta de fazer certas coisas, também só vai na loja da Louis Vuitton, não sei aonde (...) historicamente, o Brasil está sempre no ranking dos países com o maior índice de visitação de museus do mundo”.
O apresentador também pergunta o que torna um museu popular diferente de outros.
Leia mais: Cidade no extremo sul de SP registra 3,5°C na madrugada desta terça (4)
Veja os principais pontos abordados por Carlos Alberto de Nóbrega no Roda Viva
“Linguagem. O museu que dá o tapa na cara da pessoa que entra, ele exclui essa pessoa, e o museu que te pega pela mão, e que te traz, te aproxima daquele conteúdo, te inclui (...) te faz se sentir partícipe daquilo (...) os museus são capazes de mudar sim (...) não é qualquer museu, são os que criam, de alguma forma, vínculo, que é a base de tudo, que é o vínculo afetivo (...) que faz com que a gente queria voltar no lugar e levar o filho, neto (...) você se orgulha daquilo porque aquela história te diz respeito”, responde o curador.
Formado pela New York University, Dantas é membro do conselho de várias instituições internacionais e mentor de artes visuais do Art Institute of Chicago. Em 2017, foi agraciado com a Ordem do Mérito Cultural pelo Ministério da Cultura.
REDES SOCIAIS