Marcelo Tas entrevista Marcello Dantas, curador de arte contemporânea e criador de museus pelo mundo, no Provoca nesta terça-feira (4).
O apresentador pergunta ao curador se o brasileiro frequenta museus. Dantas garante que é um blefe dizer que os museus brasileiros são vazios. Em sua análise, apenas a elite não disfruta dos lugares e prefere ir nos Estados Unidos ou Europa.
“A elite brasileira só vai ao museu na Europa porque a elite brasileira só gosta de fazer certas coisas, também só vai na loja da Louis Vuitton, não sei aonde (...) historicamente, o Brasil está sempre no ranking dos países com o maior índice de visitação de museus do mundo”, afirma.
Dessa maneira, Tas quer saber a diferença de um museu popular para um bonito que vive sempre vazio. Dantas afirma que a linguagem faz a diferença.
Leia também: TV Cultura exibe programação que relembra a Revolução Constitucionalista de 32
“Museu que dá um tapa na cara da pessoa quando entra, exclui ela. O museu tem que te pegar pela mão e te aproxima daquele conteúdo. Ele tem que te fazer participe. Fazendo isso, o museu muda a maneira como as pessoas lidam com aquele espaço. Mas não é qualquer museu. São aqueles capazes de criar um vínculo afetivo. E ele faz você querer voltar, levar seu filho e até mesmo mostrar para um estrangeiro”, explica.
Assista ao trecho completo:
O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, no aplicativo Cultura Play, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.
Assista ao programa completo:
REDES SOCIAIS