Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

Marcelo Tas entrevista Marcello Dantas, curador de arte contemporânea e criador de museus pelo mundo, no Provoca nesta terça-feira (4).

O apresentador pergunta ao curador se o brasileiro frequenta museus. Dantas garante que é um blefe dizer que os museus brasileiros são vazios. Em sua análise, apenas a elite não disfruta dos lugares e prefere ir nos Estados Unidos ou Europa.

“A elite brasileira só vai ao museu na Europa porque a elite brasileira só gosta de fazer certas coisas, também só vai na loja da Louis Vuitton, não sei aonde (...) historicamente, o Brasil está sempre no ranking dos países com o maior índice de visitação de museus do mundo”, afirma.

Dessa maneira, Tas quer saber a diferença de um museu popular para um bonito que vive sempre vazio. Dantas afirma que a linguagem faz a diferença.

Leia também: TV Cultura exibe programação que relembra a Revolução Constitucionalista de 32

“Museu que dá um tapa na cara da pessoa quando entra, exclui ela. O museu tem que te pegar pela mão e te aproxima daquele conteúdo. Ele tem que te fazer participe. Fazendo isso, o museu muda a maneira como as pessoas lidam com aquele espaço. Mas não é qualquer museu. São aqueles capazes de criar um vínculo afetivo. E ele faz você querer voltar, levar seu filho e até mesmo mostrar para um estrangeiro”, explica.

Assista ao trecho completo:

O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, no aplicativo Cultura Play, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.

Assista ao programa completo: