O pianista, acordeonista, arranjador, cantor e compositor João Donato morreu na madrugada desta segunda-feira (17). A informação foi confirmada pela família do músico.
Em uma rede social, a equipe do cantor publicou a informação. "Hoje o céu dos compositores amanheceu mais feliz: João Donato foi para lá tocar suas lindas melodias. Agora, sua alegria e seus acordes permanecem eternos por todo o universo".
Donato morreu em decorrência de uma série de problemas de saúde. Nas últimas semanas, ele teve uma infecção nos pulmões e foi internado com pneumonia na Casa de Saúde São José.
Segundo a família, o velório será nesta terça-feira (18) no Theatro Municipal do Rio, em horário a confirmar. O corpo será cremado na sequência no Memorial do Carmo.
João Donato de Oliveira Neto, mais conhecido como João Donato, nasceu em 1934 em Rio Branco, no Acre.
Anos depois, em 1945, a família se mudou para o Rio de Janeiro. As primeiras apresentações do cantor aconteceram em festas de colégio.
Como músico profissional, a primeira gravação ocorreu como integrante da banda do flautista Altamiro Carrilho.
Em 1953, ele criou o próprio grupo, Donato e Seu Conjunto, e também integrou o grupo Os Namorados. No ano seguinte, ele decidiu montar o Trio Donato.
Nos anos 1970, ele trabalhou como arranjador de diversos álbuns. Ele também colaborou com nomes como Caetano Veloso, Daniela Mercury e Gal Costa.
O último trabalho do cantor foi lançado no ano passado. O álbum "Serotonina", primeiro solo de canções inéditas em 20 anos, marcou a estreia de parcerias com compositores como Céu e Rodrigo Amarante.
REDES SOCIAIS