Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

Marcelo Tas entrevista a jornalista e professora Nathalia Ziemkiewicz, especialista em educação sexual, no Provoca desta terça-feira (25).

O apresentador pergunta à jornalista se o Brasil está ficando mais ‘careta’ quando o assunto é sexo. A professora fala sobre a excessiva preocupação em patrulhar a vida íntima e sexual das pessoas e diz que isso tem muito a ver com assuntos que elas não querem lidar em seu cotidiano.

Tas relembra que educação sexual é um tema apartidário e lida com saúde. Ziemkiewicz vai além e ressalta que é política pública.

“Quando a gente considera que alguns tratamentos ou terapias não devem ser dadas a pessoas trans, estamos falando de política pública. É lidar com preconceitos. Uma série de estigmas voltaram nos últimos anos e precisamos reconstruir o caminho de uma sexualidade saudável”, afirma.

Leia também: 'Barbie' tem terceira maior estreia da história no Brasil

Dessa maneira, Tas quer saber as principais dificuldades das pessoas para lidarem com esse tema. Para a especialista, no caso dos homens, tem muito a ver com desempenho e performance.

“[Homens] vão muito para o sexo para desempenhar. Ter aquele recebido de ‘másculo’ e ‘viril’. Aí, vamos falar sobre disfunção erétil e ejaculação rápida como grandes fantasmas. Muitos pensam que, se acontecer isso, a ‘carteirinha de homem’ será confiscada. É uma grande bobagem”. explica.

No caso das mulheres, ela afirma que a falta de prazer e desejo constrói um distanciamento com o assunto.

“A gente tem uma defasagem de educação sexual pois as pessoas tem uma ideia de que falar de sexualidade é falar do ato sexual. O ato sexual é apenas uma parte da sexualidade. E acham, ainda hoje, que você deve ter uma conversa com o adolescente de 16 anos e está dado o recado”, diz.

Leia também: Nathalia Ziemkiewicz explica importância da educação sexual: “Proteger crianças e adolescentes”

A educadora sexual explica que somente quando o assunto deixar de ser um tabu, as pessoas se sentirão mais confiantes durante o sexo.

Assista ao trecho completo:

O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, no aplicativo Cultura Play, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.

Assista ao programa completo: