Entretenimento

Bo Goldman, roteirista vencedor do Oscar por Um Estranho no Ninho, morre aos 90 anos

O americano é um dos poucos nomes a ganhar um Oscar nas duas categorias de roteiro


27/07/2023 11h32

Bo Goldman, roteirista vencedor do Oscar por Um Estranho no Ninho (1975) e Melvin e Howard (1980), morreu aos 90 anos nesta terça-feira (25). A informação foi confirmada por seu genro, o diretor Todd Field (Tár).

Leia mais: "Sete dígitos": ‘The Rock’ faz doação milionária para fundação de atores de Hollywood

Goldman começou sua carreira fazendo alguns bicos na Broadway e na televisão até ser descoberto pelo diretor Milos Forman, que leu seu roteiro para o filme A Chama que Não Se Apaga (que só viria a ser lançado anos depois).

Impressionado, Forman o convidou para adaptar o livro Um Estranho no Ninho, de Ken Kesey, para as telonas, trabalho que dividiu com Lawrence Hauben. Pela adaptação, Goldman e Hauben venceram o Oscar por melhor roteiro adaptado em 1976.

Depois do longa estrelado por Jack Nicholson deslanchar, o roteirista assinou outros projetos em Hollywood: A Rosa (1979), Melvin e Howard (1980), A Chama que não Se Apaga (1982), Segundo Turno (1984), Espiões sem Rosto (1988), Perfume de Mulher (1992), Encontro Marcado (1998). Seu último trabalho oficial foi em 2016 pelo enredo do filme Regras Não Se Aplicam, estrelado por Warren Beatty e Lily Collins.

Em 1981, ele venceu seu segundo Oscar, e desta vez sozinho, pelo roteiro original de Melvin e Howard. Com a vitória, ele se tornou um dos poucos nomes a ganhar uma estatueta por roteiro adaptado e original.

Leia também: Mattel confirma Lily Collins como Polly Pocket nos cinemas

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Piloto da United Airlines é condenado à prisão e multado na França após se apresentar bêbado

Anatel liberará o 5G em mais 102 cidades a partir do dia 31 de julho

Ataque russo causa danos à infraestrutura do porto de Odessa, na Ucrânia

Explosões em silo de secagem de grãos deixam oito mortos e 12 feridos no Paraná

Caso Thiago Brennand: acusação de agressão contra mulher em academia começa a ser julgada nesta quinta (27)