Entenda o que é linfoma não Hodgkin, doença diagnosticada em Jorge Aragão e outros famosos
Número de casos duplicou nos últimos 25 anos, principalmente entre os idosos
31/07/2023 18h23
No dia 15 deste mês, a assessoria de Jorge Aragão informou que o cantor de 74 anos foi diagnosticado com linfoma não Hodgkin (LNH). Após dois dias de internação em um hospital do Rio de Janeiro, o artista recebeu alta no último domingo (23).
Ainda de acordo com a assessoria do artista, ele está se sentindo bem e tem respondido de forma positiva ao tratamento.
Leia também: Governo de SP prorroga campanha de vacinação contra a gripe até 31 de agosto
Entenda o que é o linfoma não Hodgkin
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o linfoma não Hodgkin é um tipo de câncer que se origina nas células do sistema linfático e que se espalha de maneira não ordenada no corpo.
O sistema linfático faz parte do sistema imunológico, responsável por ajudar no combate à doenças. Como o tecido linfático é encontrado em todo o corpo, o linfoma pode começar em qualquer lugar.
A doença pode ocorrer durante qualquer idade e, geralmente, torna-se mais comum com o envelhecimento. Entre os linfomas, o linfoma não Hodgkin é o tipo com maior incidência em crianças. Além disso, homens são mais predispostos a ter a doença do que as mulheres.
Ainda segundo o INCA, “por razões ainda desconhecidas”, o número de casos duplicou nos últimos 25 anos, principalmente entre pessoas com mais de 60 anos.
De acordo com a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia, existem mais de 80 tipos de LNH. Fatores como tamanho, estágio, célula afetada e padrão de apresentação ao microscópio influem na classificação da doença.
Além de Aragão, personalidades como a ex-presidente da República e atual presidente do Banco do BRICS Dilma Rousseff, os atores Edson Celulari e Reynaldo Gianecchini e a autora de novelas Gloria Perez.
Leia também: Fumo passivo mata cerca de 50 mil crianças todos os anos, diz OMS
REDES SOCIAIS