Cientistas da Universidade de Berkley, na Califórnia, EUA, recriaram o clássico "Another Brick in the Wall", da banda inglesa Pink Floyd, com base na gravação de ondas cerebrais de pacientes em tratamento cirúrgico para epilepsia.
Leia mais: Banda Coldplay é processada por ex-empresário, diz revista
Bullock está “arrasada” por ganhar Oscar com filme baseado em história fake, diz jornal
Pessoas que sofrem de doenças neurológicas que prejudicam a fala, como a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), podem se beneficiar do avanço, que busca um caminho para restaurar a musicalidade natural da voz.
Foram analisadas gravações de ondas cerebrais de 29 pacientes submetidos a cirurgias para o tratamento da epilepsia. Um trecho de três minutos da música foi tocada durante a intervenção cirúrgica e os cientistas captaram a atividade cerebral por meio de eletrodos colocados diretamente no cérebro dos voluntários.
Posteriormente, as gravações foram decodificadas por meio de inteligência artificial. De acordo com os resultados da pesquisa, apesar de o som parecer abafado, é possível reconhecer o verso "All in all, it's just another brick in the wall", bem como a melodia e o ritmo da música mais famosa do álbum "The Wall", de 1979.
O artigo foi publicado na última terça-feira (15), no periódico de ciências biológicas PLOS Biology, e pode ser acessado gratuitamente pelo site.
REDES SOCIAIS