Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação

A obra de arte digital intitulada “Respiramos”, que reflete a qualidade do ar em tempo real, será inaugurada no dia 26 de agosto na Praça Adolpho Bloch, na tradicional região dos Jardins, em São Paulo. Além de iluminar o local, um dos diferenciais da instalação será a possibilidade de interatividade com o público por meio de um tablet.

A cada momento, a escultura de luz criada pela dupla de artistas digitais Rizomatique possui um colorido diferente. De acordo com os organizadores, a coloração exibida é baseada em dados coletados sobre as concentrações de poluentes aéreos da cidade e que são divulgados pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).

A instalação fica disponível ao público até o dia 10 de setembro.

Foto: Divulgação

Como a obra funciona?

Ainda segundo os responsáveis pela tecnologia, a estrutura de LED vazada integra-se com as árvores e o paisagismo da praça e sua alimentação é de fonte renovável, visando o menor impacto ambiental possível.

Mas o mais interessante está na interação! A partir do aparelho fornecido ao participante pela monitoria, é possível selecionar os componentes do ar para a visualização na escultura. Dessa forma, cada um dos poluentes mais comuns de São Paulo, com elementos invisíveis ao olho nu, passam a ganhar uma cor equivalente: partículas inaláveis (MP10), partículas inaláveis finas (MP2,5), ozônio (O3), monóxido de carbono (CO), dióxido de nitrogênio (NO2) e dióxido de enxofre (SO2).

Foto: Divulgação

A proposta é refletir a respeito da qualidade do ar que respiramos, das mudanças climáticas e da densidade demográfica de uma megalópole como a capital paulista.

Leia também: Movimentos negros convocam ato nacional por justiça à Mãe Bernadete Pacífico

A obra faz parte da mostra "Vivacidade - poéticas socioambientais", que volta em sua segunda edição depois de 10 anos. A última realização do projeto contou com seis obras de artistas nacionais e internacionais exibidas na Avenida Paulista. Em 2023, a mostra já passou pelo Parque Burle Marx e pretende dar sequência à exibição, fortalecendo a união da arte, tecnologia e meio ambiente.

Serviço

Data: de 26 de agosto a 10 de setembro de 2023;
Valor: Grátis;
Local: Praça Adolpho Bloch, esquina com Avenida Brasil, Jardins, São Paulo-SP;
Horários: funcionamento - 24 horas; interação do público - aos sábados e domingos, das 10h às 17h.

Leia também: 'Besouro Azul' supera ‘Barbie’ e estreia em primeiro lugar na bilheteria nacional