O Roda Viva recebe nesta segunda-feira (4) o cantor, compositor e instrumentista Péricles.
Guilherme Henrique, editor da GQ Brasil, traz ao centro do Roda Viva a questão das rodas de samba e a sua popularização entre brancos. Durante o questionamento, o jornalista menciona que muitas vezes essa atividade que, tem raízes africanas, tem parte de seus membros negros desrespeitados.
Sobre esse diálogo da população branca com a cultura do samba, Péricles responde:
"Eu só vejo com bons olhos, desde que não se exclua as pessoas negras e também as pessoas negras não excluam as brancas", afirma o sambista.
Na sequência, ele indaga "no Brasil, quem é totalmente branco e quem é totalmente negro?". Segundo ele, essa relação de exclusão entre grupos com base nas cores da pele não deveria existir.
"Quanto mais democráticas forem as rodas de samba será melhor para todo mundo. O povo brasileiro é que vai ganhar no final", finalizou o cantor.
Leia também: Assaltante diz que negociou carro de luxo roubado do cantor Péricles por R$ 12 mil
Assista ao programa na íntegra:
A bancada de entrevistadores é formada por Fabiane Pereira, jornalista da Rádio Novabrasil e canal Papo de Música, Claudia Alexandre, jornalista e pesquisadora, Guilherme Henrique, editor da GQ Brasil, Jairo Malta, autor da coluna Sons da Perifa na Folha de S.Paulo, e Xan Ravelli, comunicadora.
O programa também conta com a participação do cartunista Luciano Veronezi, que em agosto passou a ocupar a cadeira eternizada por Paulo Caruso, falecido em março.
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa inédito vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e no Facebook.
Leia também: Festivais de Música de 2023: veja a programação do segundo semestre
REDES SOCIAIS