Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Nas últimas semanas, um assunto tomou conta das redes sociais: o Grammy Latino. A Academia Latina de Artes e Ciências da Gravação já divulgou os indicados para a premiação deste ano, sendo Iza, Giulia Be e Criolo como alguns dos artistas brasileiros que irão disputar o famoso troféu.

Mas você sabe quem são alguns dos maiores vencedores do prêmio artístico mais conhecido da América Latina? Confira abaixo!

Os maiores vencedores do Grammy Latino:

1) Calle 13

Calle 13 é uma banda de rap alternativo e pop latino porto-riquenha formada pelos cantores: René Pérez, Eduardo Cabra e Ileana Cabra Joglar. Criada em 2003, o grupo já venceu 22 vezes o Grammy Latino. A banda foi indicada à premiação em 31 categorias.

O álbum “Entren los que quieran” é um dos mais premiados da história do Grammy Latino, tendo ganhado 9 estatuetas, só em 2011.

Veja imagens: WebStory: Os maiores vencedores do Grammy Latino

2) Juanes

O cantor colombiano já recebeu 24 estatuetas da premiação mais cobiçada da América Latina. Só no ano passado, Juanes ficou em primeiro lugar na categoria "Melhor Álbum Pop/Rock" com seu álbum “Origen”. O artista foi indicado cerca de 42 vezes para o Grammy Latino.

3) Juan Luis Guerra

Na mesma colocação de Juanes, o compositor e cantor dominicano Juan Luis Guerra também já foi premiado 24 vezes, além de ter sido indicado em 42 categorias ao longo da história do prêmio.

Em 2022, o seu disco “Entre Mar Y Palmeras” foi considerado o melhor álbum de Merengue e Bachata pela premiação.

4) Alejandro Sanz

Alejandro Sanz é um cantor espanhol considerado referência da música flamenca e do pop latino. Ele já foi premiado em 22 categorias do Grammy Latino e indicado em 45 oportunidades.

Na última edição da premiação, o seu disco “Sanz” foi considerado como um dos melhores álbuns do ano, porém não levou o troféu.

5) Edgar Barrera

Barrera é um compositor, músico e produtor mexicano-americano. Ele ganhou o Grammy Latino 18 vezes e foi indicado em 40 categorias ao longo da história da premiação.

Edgar já trabalhou com artistas como Shakira, Maluma e Prince Royce.

6) Carlos Vives

O cantor colombiano Carlos Vives já recebeu o famoso megafone em 17 categorias, além de ter recebido 45 indicações. O artista é famoso por misturar ritmos tradicionais colombianos, como a cumbia, com o rock e pop.

7) Natalia Lafourcade

A cantora pop mexicana Natalia Lafourcade, de 39 anos, já recebeu 14 vezes o Grammy Latino. No ano passado, ela foi ganhadora na categoria “Melhor Vídeo Musical Versão Longa” com o trabalho “Hasta La Raíz: El Documental”.

8) Jorge Drexler

O artista uruguaio, de 59 anos, venceu 13 vezes o do Grammy Latino. Só em 2022, ele recebeu seis troféus pelo álbum “Tinta y Tiempo” nas categorias: “Melhor Canção em Língua Portuguesa”, “Melhor Álbum Cantor Compositor”, “Melhor Canção Alternativa”, “Melhor Canção Pop”, “Canção Do Ano” e “Gravação do Ano”.

Uma curiosidade: Neste último álbum do cantor, a artista brasileira Marisa Monte faz parceria com ele na música “Viento Sardo”.

9) Shakira

Shakira levou cerca de 11 estatuetas do Grammy Latino para a sua casa. Em 2018, ela foi premiada pela última vez com o seu álbum “El Dorado”, na categoria “Melhor Álbum Pop Latino”.

10) Rosalía

A cantora e compositora espanhola já foi vencedora em 11 categorias da premiação mais famosa da América Latina. Só em 2022, o seu álbum “Motomami” ganhou como “Álbum do Ano”, “Melhor Projeto Gráfico de Um Álbum” e “Melhor Álbum de Música Alternativa”.