Jon Fosse, escritor e dramaturgo norueguês, ganhou o Prêmio Nobel de Literatura 2023.
No ano passado, a vencedora foi a francesa Annie Ernaux. Com mais de 20 livros publicados, a escritora recebeu o prêmio pela "coragem e acuidade clínica com que revela as raízes, estranhamentos e inibições coletivas da memória pessoal".
De acordo com a Academia Sueca, que fez o anúncio do novo vencedor nesta quinta-feira (5), o reconhecimento foi concedido "por suas peças e prosas inovadoras que dão voz ao indizível".
Em um comunicado, Fosse declarou estar "impressionado e um pouco assustado". "Vejo isto como um prêmio à literatura que, acima de tudo, pretende ser literatura, sem outras considerações", expõe.
Leia também: “Toda Luz que Não Podemos Ver”: Série com Mark Ruffalo ganha primeiro trailer; assista
Nascido em 1959, na costa oeste da Noruega, estreou em 1983 com o romance "Raudt, svart". Já chamado de "Samuel Beckett norueguês do século XXI", a obra dele inclui ficção, poesia, ensaios, mais de 40 peças teatrais e títulos infantis.
De acordo com a Academia, a obra-prima dele em prosa é a série "Septology", concluída em 2021: "Det andre namnet", "Eg er ein annan" e "Eit nytt namn". Já na dramaturgia, o destaque ficou para a peça "Nokon kjem til å komme".
"Jon Fosse é hoje um dos dramaturgos mais atuados no mundo e tem se tornado cada vez mais reconhecido por sua prosa. A condição humana é o tema central da obra de Fosse, independentemente do gênero", ressalta.
REDES SOCIAIS