Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Montagem: Tv Cultura | Divulgação
Montagem: Tv Cultura | Divulgação

Com a música ‘Magia Amarela’, lançada na noite desta terça-feira (17), as cantoras Juliette e Duda Beat estão sendo acusadas de plagiar o projeto audiovisual do álbum 'AmarElo', do rapper Emicida.

O caso é um dos mais comentados nas redes sociais nesta quarta (18). Ao se pronunciar sobre o assunto, Juliette compartilhou uma nota oficial de sua assessoria. “Informamos que a música 'Magia Amarela' faz parte de uma campanha publicitária e que Juliette foi contratada como uma das intérpretes para este trabalho audiovisual", afirmou com a publicação.

Montagem\Tv Cultura

Além deste caso, a artista paraibana Juliette, de 33 anos, foi acusada de copiar outras cinco obras audiovisuais. Relembre os casos:

1. Capa de 'Indestrutível', canção de Pabllo Vittar

Juliette causou alvoroço nas redes sociais ao lançar, em 2021, a capa de seu primeiro EP. Os internautas disseram que a cantora havia copiado a capa do single 'Indestrutível', de Pabllo Vittar.

Em ambas as capas, é utilizado o efeito de prisma, que distorce as fotografias e replica os rostos das artistas diversas vezes até formarem um círculo.

Após a repercussão negativa, Juliette apagou a primeira versão da capa e divulgou uma nova imagem em suas redes sociais.

Montagem\Tv Cultura

Leia mais: J-Balvin retornará ao Brasil em fevereiro para festival em Pernambuco, afirma jornalista


2. Mesmo nome das músicas do grupo Boogarins
Com o mesmo EP, Juliette foi acusada de plagiar o nome de três músicas da banda brasileira Boogarins: ‘Doce’, ‘Sei Lá’ e ‘Benzin’.

Reprdução\ X @matheusdevdd


3. Clipe da canção ‘Maria Maria’, de Milton Nascimento
Nas redes sociais, internautas acusam Juliette de copiar uma cena do clipe ‘Maria Maria’, música de Milton Nascimento, no clipe do single ‘Diferença Mara’.

No vídeo, a cantora paraibana aparece sentada em um chão coberto de terra e utiliza um vestido na cor nude. Em ‘Maria Maria’, a atriz Sophie Charlotte atua em uma cena com as mesmas características.

Montagem\Tv Cultura


4. Projeto audiovisual de ‘Gracinha’, álbum de Manu Gavassi

Manu Gavassi afirmou que o clipe ‘Quase não namoro’, single de Juliette com Marina Sena, lançado em agosto deste ano, utilizou referências diretas do seu álbum ‘Gracinha’, divulgado em 2021.

Reprodução\X @matheusdevdd


5. Clipe do single ‘Batucada’, de Iza
No visualizer da canção ‘Não sou de falar de amor’, que conta com a colaboração de João Gomes, lançada em setembro, Juliette é acusada de plagiar o projeto audiovisual do clipe ‘Batucada’, música de Iza.

Montagem\Tv Cultura

Leia também: ‘Nosso Lar 2 - Os Mensageiros’, baseado na obra de Chico Xavier, ganha novo trailer