Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram @raphaelvicente
Reprodução/Instagram @raphaelvicente

O ator e bailarino Raphael Vicente, de 23 anos, usou as redes sociais para denunciar ações truculentas da polícia do Rio de Janeiro no Complexo da Maré, zona norte da cidade.

Em vídeo, o influenciador desabafa sobre as operações policiais que estão acontecendo na comunidade há seis dias e revela que a casa de sua família foi invadida por agentes. "‘Bateram ‘fortão’ aqui na porta. Entraram e revistaram tudo. Eles perguntaram quem morava aqui. Só foram embora porque eu mostrei o seu Instagram'", conta o relato que recebeu por mensagem de sua irmã.

A operação no Complexo é realizada pela Polícia Militar em conjunto com o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), e afetou 41 escolas municipais e 13.799 alunos, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação.

Leia mais: Netflix cancela plano básico sem anúncios no Brasil

Pioneira do movimento grunge, banda L7 inicia turnê na América do Sul

Raphael também reclama sobre os impactos das ações para as crianças, que estão sem aula: "Vocês sabem o que são 44 escolas fechadas durante 6 dias, mais de 18 mil estudantes sem aula? Semana passada foi a semana da criança. As crianças [da Maré] não tiveram festa na escola, não tiveram o dia do cabelo maluco, que todo mundo teve”.

“Quantas pessoas estão comovidas com uma guerra que está acontecendo em outro país e ignoram a guerra que está acontecendo no país delas?", continua o artista, se referindo à guerra entre Israel e Hamas, no Oriente Médio. "Todo mês você vê notícias de crianças que foram mortas em favelas por operações policiais”.

Conhecido por seus vídeos de coreografia e humor, Raphael usou suas plataformas para convocar outras pessoas de notoriedade que também têm origem no Complexo da Maré para darem visibilidade à causa: "E por isso eu faço um apelo a todas pessoas influentes, que falam que são crias da Maré, a mostrar o que está acontecendo lá neste exato momento. O que realmente acontece em uma operação policial e o impacto disso na vida do pessoal que não venceu como a gente".