Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Montagem: Reprodução | Instagram @chicoscienceoficial e @liadeitamaracaoficial
Montagem: Reprodução | Instagram @chicoscienceoficial e @liadeitamaracaoficial

A prefeitura do Recife divulgou os escolhidos para as homens do carnaval de rua de 2024. Serão eles Lia de ItamaracáChico Science.

Lia de Itamaracá foi escolhida por ser uma "artista que é sinônimo de cultura pernambucana no mundo inteiro, confirmando a importância feminina na sustentação e perpetuação das tradições da cultura popular, gestadas e protagonizadas por grandes mestras há muitas gerações". A cirandeira é defensora de uma das mais antigas vocações culturais de Pernambuco, declarada patrimônio imaterial do Brasil pelo Iphan em 2021, feita de dança, música, oralidade, sal e sol. Em 2005, sagrou-se Patrimônio Vivo de Pernambuco.

Chico Science "redesenhou o lugar do Recife no mapa da música mundial, fincando parabólicas no mangue e misturando ciranda, coco e maracatu com rock, tambor com riff de guitarra, Pernambuco com o resto do mundo". O cantor e compositor, que nasceu no Recife e foi morar em Olinda durante a infância, foi também homenageado da última edição do Festival Recifense de Literatura A Letra e a Voz, dentro das celebrações dos 30 anos do Movimento Manguebeat, que ainda reverberam na cidade e não devem silenciar tão cedo.

Leia também: Com Mau P, Kölsch, Mathame e Sam Divine, Navio Só Track Boa anuncia lineup completo da edição 2024

“Será o maior carnaval da história do Recife. Vamos homenagear Chico Science, em memória, e Lia de Itamaracá, a maior cirandeira que o nosso estado já viu. Ela é uma mulher negra, de atitude, e que completará 80 anos no ano que vem. Chico é o grande ícone do Manguebeat, movimento que completou 30 anos e, por incrível que pareça, ele ainda não tinha sido homenageado no Carnaval do Recife. Eles têm uma história fantástica e algo que une muito os dois: ambos representam nossa cultura popular e foram grandes responsáveis por levar a cultura popular do Recife e de Pernambuco para o mundo inteiro”, declarou o prefeito, João Henrique Campos (PSB).

“Nossa cultura é repleta de fontes inspiradoras, que perpetuam legados, que promovem encontros, de gerações e saberes, fazendo-se única e atemporal, de passados, presentes e futuros pulsantes. No próximo carnaval, essa grandeza e esse pertencimento vão estar presentes já nas homenagens. Chico Science e Lia nos representam, projetando o recife no mundo, nos mares e mangues das artes que têm origem, raiz e criação infinitas”, celebra o secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello.

Leia também: Com participação de Paul McCartney, Rolling Stones lançam álbum “Hackney Diamonds”