Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal

Um menino negro, com óculos arredondados e vestido com uma camiseta listrada, está bombando nas redes sociais ao mostrar seus desenhos de uma forma engraçada e criativa. Ele é o desenhista e criador de conteúdo Cauã Adriano da Silva Soares, de 18 anos.

Com quase um milhão de seguidores em suas redes sociais, entre Instagram e TikTok, Cauã chama atenção dos internautas pelas suas obras e edições dos seus vídeos. O artista já desenhou famosos como Anitta, Ludmilla, Xuxa, Michael Jackson, Rita Lee, Ana Castela e Will Smith. A publicação em que ele mostra a arte com o rosto do ator hollywoodiano já alcançou nove milhões de visualizações no Instagram em duas semanas.


Em entrevista exclusiva ao portal da TV Cultura, Adriano afirma que começou a postar conteúdo nas redes sociais em setembro de 2022 e que não esperava que seu crescimento nas plataformas fosse tão grande e repentino.

“Estou muito feliz e muito surpreso também, pois estou tendo contato com pessoas que eu nunca imaginaria falar”, declara.

O desenhista também fala sobre como se sentiu ao ver que a cantora Ludmilla havia comentado em uma de suas publicações: “Quando a Ludmila comentou, eu fiquei em choque, porque ela é minha inspiração. Foi muito legal eu ter contato com uma pessoa que eu admiro muito e fico feliz por ela ter admirado meus desenhos também”.

Sua história

Filho de uma gari e um autônomo, Cauã Adriano da Silva Soares foi criado no Bairro Cascadura, zona norte do Rio de Janeiro. Ele vem de uma família humilde e chegou a trabalhar como office boy para auxiliar nas despesas financeiras de sua casa.

“Eu sempre trabalhei para complementar a renda de casa. Não era tão apertado como muitas famílias vivem, mas eu tinha a necessidade de ajudar de alguma forma para que nossa vida pudesse ficar mais confortável”, afirma.

Cauã revela que começou a desenhar entre os seis a sete anos de idade. Para ele, a arte é uma maneira dele se expressar e fortalecer sua autoestima.

“Comecei a desenhar porque eu tinha uma necessidade muito grande de querer me expressar de alguma forma. Eu vi que a minha imaginação poderia ser materializada nos desenhos, pois neles eu consigo expor meus sentimentos e emoções”, expõe.

Eu me amo e me aceito do jeito que eu sou. Amo a minha arte também”, completa.

Atualmente, o artista consegue renda financeira por meio de encomendas dos seus desenhos, pela criação de conteúdo e parcerias com grandes empresas.

É um sonho estar vivendo daquilo que eu gosto. Eu fico muito grato porque eu sei que pra que pessoas semelhantes a mim possam chegar a novos espaços alguém tem que abrir essa porta. É muito legal você ser fonte de inspiração”, declara.

Criação de conteúdo: Estratégia

Para crescer nas redes sociais, Cauã Adriano utilizou várias estratégias de conteúdo, como a utilização de um mesmo figurino, para que ele fosse memorizado pelas pessoas, e edição criativa e engraçada em seus vídeos.

“Na edição eu queria também fazer algo em que eu pudesse me diferenciar. Fui caçando formas de expor aquilo que estava em minha imaginação, não queria me limitar somente ao desenho. Eu vi que eu tinha que me fortalecer na minha imagem. Então é por isso que eu uso a mesma blusa, para as pessoas lembrarem de mim frequentemente”, afirma.

“A arte não é muito valorizada no Brasil, mas quando nós damos um toque especial, a gente faz com que as pessoas olhem a arte com outros olhos. Por isso eu me empenho na edição do meu conteúdo”, complementa.

Sonhos e novos projetos

Cauã declara que está se sentindo realizado em sua carreira, mas que ainda sonha com novos projetos e uma vida financeira melhor. “Quero dar uma vida muito boa para minha mãe e minha irmã”, diz.

“Um dos meus maiores sonhos já se realizou, que era ter algum propósito na vida das pessoas e o meu trabalho me possibilitou isso. Eu faço uma arte que junta uma pessoa falecida, um cachorro, um amigo, e quando eu vejo a emoção daquela pessoa em ver o retrato eu fico muito feliz porque eu faço parte da vida dela de alguma forma”, completa.

O influenciador ainda revela que nos próximos meses irá lançar um curso de desenho. “Vai ser muito legal, pois vou conseguir passar minha experiência para muitas pessoas”, finaliza.