Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação

Na tarde deste domingo (3), no palco principal da CCXP23, aconteceu um painel sobre 'Batman: A Gárgula de Gotham', minissérie escrita e desenhada pelo brasileiro Rafael Grampá.

Durante o bate-papo, o quadrinista revelou que a Gotham City da HQ tem referências de São Paulo. De acordo com o artista, "São Paulo é uma espécie de Gotham".

Leia mais: Tyler Hoechlin, de ‘Superman & Lois’, diz que nunca assistiu nenhum filme do herói

A minissérie de Grampá faz parte do 'DC Black Lable', selo da editora que apresenta histórias fora da cronologia regular. O gibi terá quatro partes. A primeira esgotou no Brasil.

Grampá, que se tornou o primeiro brasileiro a roteirizar e desenhar uma aventura oficial do Batman, garantiu que no terceiro volume as referências à cultura brasileira serão ainda mais evidentes.

Anúncio se colecionável e recado de Jim Lee

O painel, que também contou com a presença do colorista Matheus Lopes, a quem Grampá classificou como o melhor do mundo na atualidade, e outras novidades.

Uma delas foi o anúncio de uma estatueta do Batman, no visual criado pelo quadrinista brasileiro, pela Iron Studios.

Outra surpresa foi a exibição de um recado de Jim Lee, lendário desenhista sul-coreano que já trabalhou com X-Men, Batman, Superman e outros personagens, além de presidir a DC atualmente. Ele parabenizou Grampá por reimaginar o universo do Homem Morcego e disse que "voltou a ser criança lendo a HQ".