Entretenimento

Da fome à Marvel: conheça RB Silva, ilustrador brasileiro promessa no mercado internacional

RB já fez trabalhos para a DC Comics, Dark Horse e é artista exclusivo da Marvel; o artista está com um stand na CCXP23


03/12/2023 17h05

‘X-Men: Powers of X’, ‘Spider-Man 2099’ e Fantastic Four’. Esses são alguns quadrinhos que o ilustrador brasileiro RB Silva já desenhou para a Marvel. O artista, que é considerado como uma das promessas do mercado, está com um stand, situado no setor ‘Artists Valley’, na CCXP23.

RB atua no mercado norte-americano há mais de 15 anos e possui ilustrações publicadas pela DC Comics e Dark Horse. Além disso, ele é artista exclusivo da Marvel há quase uma década e, em entrevista exclusiva para o portal da TV Cultura, afirma que seu primeiro trabalho na área foi para o famoso estúdio de quadrinhos.

“Aconteceu muito rápido. Eu recebi o convite para o maior estúdio de quadrinho do mundo e eu não me sentia muito capaz, para ser sincero. Eu não tinha bagagem, eu não tinha estrada. Eu não tinha conhecimento do terreno que eu estava pisando”, declara RB, de 38 anos.

Rubens Bernardino Silva é natural de Santos, litoral de São Paulo, e começou a desenhar desde criança. “Desde pequeno, sempre foi o meu sonho trabalhar com quadrinhos. Numa aula de profissões da 5ª série eu disse para minha hoje esposa, que na época era amiga (estamos juntos há 19 anos), que trabalhar com quadrinhos era o meu sonho”, diz. “Só que a gente cresce, se desenvolve e vê que a sociedade brasileira não estimula a cultura. Em consequência disso, nossos pais acham que tudo só funciona fora do país. Então aos poucos eu fui desencorajado na época”, lamenta.

Leia também: Taís Araújo será Nossa Senhora em "Auto da Compadecida 2"

Mas, a partir do apoio de sua mulher, Rubens afirma que, aos 18 anos, se matriculou em uma escola de arte de sua cidade. “Tecnicamente eu comecei tarde porque comecei a estudar quadrinhos nessa época. Mas deu certo, pois com um ano e meio eu já tinha terminado o curso e já estava empregado, porque recebi proposta para trabalhar fora. Já iniciei na Marvel”, ressalta RB.

O artista já iniciou sua carreira desenhando ‘X-Men: Powers of X’, que, segundo RB, é o projeto que “reformulou todo o conceito dos X-men”. “Esse foi o maior trabalho da minha carreira”, declara o ilustrador.

Apesar da carreira de sucesso, RB afirma que passou por momentos difíceis em sua infância. “Comecei a trabalhar com 12 anos de idade. Minha mãe é diarista aposentada e solteira. Eu já passei fome, então trabalhar para ajudar em casa sempre foi a minha realidade”, alega. “Por conta do meu trabalho, hoje eu tenho a minha casa, o meu carro. Minha filha tem tudo que eu não pude ter quando eu tinha idade dela. Me sinto realizado por isso”, complementa.

RB Silva e a família na CCXP23. Reprodução\Instagram @rbsilva_comics

Aos ser perguntado sobre suas inspirações na arte, RB Silva afirma: “Stuart Immonen, Terry Dodson, Adam Hughes. Também tem o Ivan Reis e o Mike Deodato, que são artistas brasileiros. Eu tenho 15 anos de carreira, já eles têm o dobro. Tenho muito o que trabalhar pela frente”, finaliza.

Leia também: Segunda temporada de 'Justiça' ganha cenas inéditas na CCXP23

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ministério de Minas e Energia diz que afundamento do solo está estabilizado

Ataque com faca deixa um morto e dois feridos próximo a torre Eiffel, em Paris

Lula espera bom senso da Venezuela com a Guiana: “ É preciso pensar nos povos”

Israel continuará com operações terrestres em Gaza, afirma Netanyahu

Em recuperação após ter sido baleado na cabeça, Mingau dá beijo no rosto da filha