Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução | Instagram @beyonce
Reprodução | Instagram @beyonce

O Grammy Awards, maior premiação do mundo da música, celebra a 66ª edição neste domingo (4).

Criado em 1959, o prêmio reconhece os melhores entre cantores, compositores, produtores, bandas e canções do último ano. Os premiados recebem o cobiçado gramofone banhado a ouro.

A edição deste ano contará com três novas categorias, somando um total de 94: Melhor performance de música africana, Melhor álbum de jazz alternativo e Melhor gravação de Pop Dance.

Leia mais: Grammy: Billie Eilish, Dua Lipa e Olivia Rodrigo se apresentam na premiação

Na 66ª edição, o destaque das indicações é a cantora SZA, que está concorrendo a nove categorias. Além disso, Olivia Rodrigo, Taylor Swift, Miley Cyrus e Billie Eilish receberam seis indicações cada uma.

Antes da revelação dos vencedores deste ano, conheça quem são os cinco maiores ganhadores de gramofones da história da premiação:

1º: Beyoncé

A maior vencedora da história do Grammy Awards é a cantora norte-americana Beyoncé. A artista, que recentemente esteve na Bahia, conquistou a incrível marca de 32 gramofones.

O recorde de Beyoncé foi conquistado no ano passado, quando ela obteve a vitória na categoria “Melhor Álbum de Dance/Eletrônica” com o “Renaissance”. Na mesma edição, a artista ganhou as categorias de “Melhor Performance de R&B Tradicional” e “Melhor Gravação de Dança Eletrônica” por “Plastic Off the Sofa” e “Break My Soul”, respectivamente.

Com o feito, ela se tornou a mulher feminina mais premiada. Ao todo, a cantora já recebeu 88 indicações ao Grammy ao longo de sua carreira.

2º: Georg Solti

Antes de Beyoncé, o músico Georg Solti detinha o título de maior vencedor da história do Grammy. Líder da Orquestra Sinfônica de Chicago por 22 anos, o maestro húngaro ganhou o Grammy 31 vezes.

O artista, que morreu em 1997, continua com o recorde de prêmios em um único gênero e mais vitórias no gênero de Música Clássica.

3º: Quincy Jones

Quincy Jones, produtor do álbum “Thriller” ao lado de Michael Jackson, ganhou 28 Grammys ao longo de sua carreira.

A última vitória aconteceu em 2019, na edição 61ª da premiação. Quincy Jones venceu a categoria de “Melhor Vídeo Musical Longo” com "Quincy”, documentário da Netflix que leva o seu nome.

Ao todo, Quincy Jones recebeu 80 nomeações na história do Grammy.

4º: Alison Krauss e Chick Corea

Os dois empatam com 27 prêmios conquistados cada um.

Alison Krauss foi nomeada 44 vezes ao longo da carreira. A última aconteceu em 2023, nas categorias “Melhor Álbum Americano” e “Melhor Performance de Duo/Grupo de Country”.

A cantora é a artista feminina mais premiada na categoria Country, compartilhando 14 de suas vitórias com sua banda, a Union Station.

Em contrapartida, Chick Corea é o artista mais premiado na categoria de Jazz. Ele já foi nomeado 72 vezes. Nesta edição, ele concorre a “Melhor Álbum de Grande Conjunto de Jazz” com "Sardinia”.

5º: Pierre Boulez

Encerrando a lista dos cinco mais ganhadores da história, está o maestro Pierre Boulez. Das 67 nomeações, o artista venceu o prêmio 26 vezes.

Grammy 2024

A 66ª edição do Grammy será transmitida na TV americana pelo canal CBS, mas no Brasil será possível assistir o evento ao vivo na plataforma de streaming Paramount +. A cerimônia começa às 22h (no horário de Brasília).

O evento ocorre na Crypto.com Arena, em Los Angeles, nos Estados Unidos. 

Leia também: Com destaque para SZA, Grammy Awards anuncia lista completa de indicados; veja