A Unidos do Viradouro ganhou o título de grande campeã do Carnaval das escolas de samba do Rio de Janeiro deste ano. Na somatória das notas, a agremiação conseguiu a pontuação máxima de 270 pontos.
A escola levou à Sapucaí, na madrugada de sábado (10) para domingo (11), o enredo “Arroboboi, Dangbé”, do carnavalesco Tarcísio Zanon. O tema abordou a força da mulher negra por meio do culto ao vodum serpente e a sabedoria africana.
O desfile contou com diversas fantasias e carros alegóricos com elementos de serpentes e contou também com uma cobra gigante que circulava pelo chão da avenida.
Este é o terceiro título de Carnaval da agremiação, que foi campeã nos anos de 1997 e 2020.
Além da campeã, o top 5 do Carnaval das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro foi composto por Imperatriz Leopoldinense (269.3), Grande Rio (269.2), Salgueiro (269.0) e Portela (298.9).
Leia também: Veja escolas que voltam ao Anhembi neste sábado (17); acompanhe ao vivo pela TV Cultura
Possível irregularidade
Antes da leitura das notas, o presidente da Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro), Jorge Perlingeiro, informou que a liga vai analisar um documento pedindo punição à Unidos do Viradouro por uma possível irregularidade na comissão de frente da escola. O resultado da análise deve ser divulgado nesta quinta-feira (15).
A ação foi movida pelos dirigentes das agremiações Grande Rio, Imperatriz Leopoldinense, Mocidade e Beija-Flor.
As escolas rivais alegaram que a Viradouro utilizou mais do que 15 pessoas na comissão de frente, número máximo permitido pelo regulamento. No caso da ação ser favorável ao documento, a escola campeã perderia 0,5 ponto.
Ainda que fosse penalizada, a Viradouro continuaria com o título, tendo em vista que a diferença de pontos dela para a vice-campeã é maior do que 0,5.
Leia também: Jurada não dá nota de "Evolução" para Império de Casa Verde e pontuação é decidida na média
REDES SOCIAIS