Criador da franquia "Dragon Ball", o mangaká Akira Toriyama morreu aos 68 anos de idade no dia 1º de março. Apesar ter ocorrido há uma semana, o óbito só foi divulgado na madrugada desta sexta-feira (8).
Dentre todas suas criações, a obra mais famosa do artista japonês é o anime "Dragon Ball Z", que se passa após os eventos do desenho original e antes do atual "Dragon Ball Super".
Leia mais: Criador da franquia "Dragon Ball", Akira Toriyama morre aos 68 anos
Criadores de "Naruto" e "One Piece" lamentam morte de Toriyama; veja as homenagens
Exibido entre 1989 e 1996, o desenho que conta a história de Goku e seus amigos foi um dos principais responsáveis por "moldar" o gênero que ficou conhecido como "shonen" - animes direcionados ao público adolescente que têm as lutas como principal trama.
Por isso, o site da TV Cultura separou sete momentos icônicos de Dragon Ball Z. Confira:
Morte de Goku
Com apenas cinco episódios do desenho, os fãs tiveram que se deparar com uma cena pouco usual: a morte do protagonista. Na ocasião, Goku e seu antigo arquirrival Piccolo precisam enfrentar o irmão do saiyajin, Raditz.
Ambos só conseguem vencer a luta pois Goku se dispõe a ser atingido por um ataque mortal do namekuseijin enquanto imobiliza seu irmão. No futuro, o protagonista seria ressuscitado pelas esferas do dragão.
Piccolo destrói a Lua
Com Goku em outro plano e a ameaça de inimigos mais fortes se aproximando, Piccolo assume a responsabilidade de treinar Gohan, o filho mais velho do protagonista.
O problema é que, ao olhar diretamente para a Lua cheia, os sayajins - raça alienígena à qual pertencem diversos personagens da obra, como por exemplo o próprio Goku e seus filhos - se transformam em macacos gigantes.
Por isso, em determinada noite, o namekuseijin - raça dos habitantes de Namekusei. Os indivíduos desse planeta não têm gênero, são verdes e apresentam duas antenas na cabeça - lança um ataque feito de energia no astro, o que o extingue do Sistema Solar.
Goku se transforma em Super Saiyajin
Após sair derrotado da luta contra Freeza e ver o "Imperador do Universo" matar seus amigos, Goku entra em um estado profundo de fúria e canoniza o que até então era apenas uma lenda, o Super Saiyajin. Nesse modo, seu cabelo preto passa a ser loiro e seus olhos, que até então eram castanhos, ficam azuis. Com o aumento repentino de seu poder, ele consegue derrotar o vilão.
Trunks corta Freeza
Após ser derrotado por Goku, Freeza - ao contrário do que a maioria dos fãs acreditava - é resgatado e consegue sobreviver. Em busca de vingança, o vilão vai à Terra e encontra Trunks, que também pode se transformar em Super Saiyajin e o derrota.
Gohan x Cell
Nessa luta, há dois momentos marcantes. O primeiro acontece quando o filho do protagonista consegue desbloquear seu poder oculto e fica mais forte que o androide do futuro.
O segundo se dá quando Goku, morto novamente, sai do plano espiritual e ajuda Gohan a concentrar toda sua energia em um Kamehameha que é responsável por matar Cell.
Super Saiyajin 3
Após os eventos das sagas de Freeza e de Cell, os guerreiros Z se deparam com uma ameaça que se encontra em um nível completamente diferente: Majin Boo. Para tentar atrasar o monstro rosa que costuma transformar suas vítimas em doces para comê-las, Goku mostra uma transformação jamais vista anteriormente, o Super Saiyajin 3.
Nesse modo, o cabelo loiro do protagonista cresce e suas sobrancelhas somem. Esse foi o maior nível de poder atingido por Goku em toda a obra.
Guerreiros Z derrotam Majin Boo
Com uma Genki Dama que contou com a contribuição de todos os habitantes da Terra, Goku consegue pulverizar Majin Boo após o vilão passar por uma série de transformações e atingir sua forma inicial, a mais maligna de todas.
Antes de Boo morrer, no entanto, o protagonista destaca sua força e seus feitos. Ele também pede que o vilão reencarne como uma pessoa boa, para que, no futuro, eles possam lutar novamente.
No último episódio do desenho, Goku vai ao torneio de artes marciais e se depara com Oob, um menino extremamente forte que reside em uma ilha isolada e pouco conhecida. Acreditando que o garoto é a reencarnação de Boo, o protagonista encerra sua participação na obra ao deixar seus amigos e sua família para treiná-lo com o objetivo de torná-lo o próximo protetor da Terra.
REDES SOCIAIS