O cineasta francês Laurent Cantet, vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes de 2008 com o filme "Entre os Muros da Escola", morreu nesta quinta-feira (25) aos 63 anos, informou sua agente à imprensa.
Leia mais: Curta brasileiro "Amarela" concorre à Palma de Ouro no 77º Festival de Cannes
Cineasta com nove longas-metragens, Cantet trabalhava atualmente em um novo projeto, "L'apprenti", com lançamento previsto para 2025.
“Ele morreu esta manhã em Paris devido a uma doença", disse Isabelle de la Patellière, agente do cineasta.
No ano de 2012, o cineasta participou de uma obra coletiva, "7 Dias em Havana", junto a outros seis diretores, entre eles Benicio del Toro. A produção capturou o cotidiano da capital cubana ao longo de sete episódios.
Nous apprenons avec émotion le décès du réalisateur et scénariste français Laurent Cantet, dont l’œuvre cohérente et humaniste dessine un cinéma sensible, à fleur de peau et à fleur de société.
— Festival de Cannes (@Festival_Cannes) April 25, 2024
Lauréat de la Palme d'Or 2008 pour Entre les murs, cet artiste engagé et humaniste… pic.twitter.com/LE0ZG7z4q1
Outros filmes conhecidos de Laurent Cantet são "Recursos Humanos" (1999), sobre as relações trabalhistas em uma empresa francesa, e "Em Direção ao Sul", ambientado no Haiti e filmado em 2005 com Charlotte Rampling e Karen Young.
O Festival de Cannes, cuja 77ª edição terá início no dia 14 de maio, descreveu o cineasta como um "humanista feroz, que buscou a luz apesar da violência social, que encontrou esperança apesar da dureza da realidade".
Leia também: Metrópolis recebe Milhem Cortaz, Leona Cavalli e Tuca Andrada nesta sexta-feira (26)
REDES SOCIAIS