Neste fim de semana (25 e 26 de maio) acontece a quinta edição do Nômade Festival no Parque Villa Lobos. O evento, que trará diferentes gêneros e atrações musicais para o público, terá shows de Alceu Valença, Pabllo Vittar, Baco Exu do Blues, Leci Brandão, Maria Rita, Maria Gadú, Urias, Rico Dalasam, Marina Sena, FBC, Melly e Nando Reis (com participação de Arnaldo Antunes).
Seguindo a tradição das edições anteriores, serão dez horas de música, em cada dia, incluindo dois palcos, vila gastronômica, lounges exclusivos e ativações de marcas.
Leia também: Xande de Pilares confirma participação de Caetano Veloso no show de abertura da turnê “Xande Canta Caetano”
Palcos Nômade Festival
No palco principal do Nômade, o público verá nomes consolidados e revelações da música brasileira. Entre os artistas confirmados para o primeiro dia do evento está Alceu Valença, que se apresenta pela primeira vez no festival.
Outro destaque vai para uma das drags mais populares do mundo, Pabllo Vittar. Em 2024, a artista lançou o álbum 'Batidão Tropical Vol. 2'. O disco conta com parcerias de Will Love, Gaby Amarantos, Taty Girl e Maderito. A cantora trará ao palco do Nômade Festival, junto com sua banda, o show da nova turnê.
Uma lenda do samba, Leci Brandão está confirmada entre as atrações. Nome importante do samba carioca e da Estação Primeira de Mangueira, sendo inclusive a primeira mulher a integrar a ala de compositores da escola, é bamba dos partidos altos do samba, com clássicos conhecidos e ovacionados pelo público. No repertório, 'Zé do Caroço', 'Isso é Fundo de Quintal', 'Papai Vadiou' e muito mais.
Com o disco 'O amor, o perdão e a tecnologia irão nos levar para outro planeta', FBC explora as fases da dance music enquanto promove rimas sobre o amor e suas complexidades. Seu disco anterior, 'Baile', causou furor nas redes sociais, levou FBC a programas de TV e apareceu no badalado telão da Times Square, em Nova York.
Melly chega ao Nômade Festival com seus vocais e beats de R&B. Na ocasião, a artista traz ao palco canções autorais de sua discografia e releituras de músicas populares.
Em sua segunda passagem pelo festival, Nando Reis recebe Arnaldo Antunes. A apresentação promete ser uma boa mostra da parceria entre os artistas, com o repertório contemplando suas músicas dos tempos do Titãs.
No dia 26, segundo dia do festival, será a vez do cantor e compositor Baco Exu do Blues desembarcar no Nômade. O músico apresenta o seu terceiro álbum de estúdio, 'QVVJFA' (Quantas vezes você foi amado?). O disco expressa a forma de um homem preto receber e dar afeto, suas dores e amores em forma de rima.
Maria Rita apresenta aos nômades o projeto 'Samba de Maria'. A artista trará ao evento um repertório repleto de sucessos de sua discografia, como 'Tá Perdoado', 'Maltratar Não é Direito' e 'Corpo Só', além de outros clássicos de grandes nomes da música brasileira, como Elis Regina, Jorge Aragão e Gonzaguinha.
A cantora e compositora mineira, Marina Sena, também marca presença na programação, trazendo o espetáculo da turnê 'Vício Inerente', inspirado no álbum de mesmo nome. Mas o público também vai poder se jogar com as músicas do primeiro projeto 'De Primeira', que deu o pontapé inicial à carreira solo nacional da artista.
O festival segue com a potência de Maria Gadú. Em turnê com seu quarto álbum de estúdio, o disco 'Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor', a cantora reverencia a música popular brasileira em um espetáculo onde realiza interpretações de canções que marcaram a sua vida. Acompanhada de sua banda, a artista apresenta regravações de grandes nomes da MPB, como Caetano Veloso, Gonzaguinha, Marisa Monte, Rita Lee e Renato Russo, além de cantar seus maiores sucessos.
Outro destaque é Urias, cantora, compositora e modelo que se destaca na cena musical brasileira nos últimos anos. Ela traz a turnê do seu segundo disco 'HER MIND' (2023). O projeto conta com faixas em inglês, espanhol e português, embalados pelo deconstructed club e a percussividade do reggaeton.
Outro nome no evento será Rico Dalasam, que traz a turnê do seu novo álbum 'Escuro Brilhante, Último Dia no Orfanato da Tia Guga' (2023), trabalho que é um mergulho sonoro e visual em paisagens memorialísticas que refletem as vivências do artista, um dos primeiros rappers a se declarar abertamente gay no Brasil.
Confira o horário dos shows:
Leia também: Rock in Rio 2024: ingressos da pré-venda esgotam em tempo recorde
REDES SOCIAIS