Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação

A mostra 'Narrativas Visuais e Identidades Femininas', programada para acontecer de 24 de maio a 1° de junho, busca promover a valorização e o fomento da produção artística na Baixada Fluminense, com ênfase especial da edição para artes visuais e o protagonismo feminino.

A proposta é realizar uma exposição durante sete dias na Casa de Cultura Ney Alberto, no Complexo Cultural Mário Marques, em Nova Iguaçu, dedicada exclusivamente às obras de mulheres da Baixada Fluminense. O objetivo é ampliar a visão sobre o território, destacando a importância das mulheres na construção da identidade local. 

“Considerando diversos fatores, desde o importante papel desempenhado pelas mulheres em suas diversidades no território até a disparidade de gênero no universo das artes visuais, a ideia da exposição é contribuir para um movimento de valorização das artistas da Baixada Fluminense e para a criação de um cenário mais amplo e diverso nas artes visuais”, comenta a curadora Sarah Martins.

A curadoria procura abranger uma variedade de perspectivas da presença feminina na Baixada Fluminense, explorando aspectos como corpo, ancestralidade, cotidiano, trabalho, relação familiar e comunitária, dentre outros, guiados pelos enfoques "identidades vivas", "corpo e movimento" e "arte urbana".

Dez artistas estarão presentes nesta edição: Priscila Rooxo, Thaís Basilio, Travadon4, Asmahen Jaloul, Mayra Karvalho, Taíssa Classo, Mel, Pietra Canle, Bia Gonçalves e Natália Lima. Todas nasceram e/ou viveram na Baixada e possuem uma história para contar por meio da arte, além de representarem uma multiplicidade de estilos e práticas artísticas.

Leia também: Museu da Imaginação reabre em novo endereço com capacidade para o dobro de visitantes

No dia 25, ocorre a feira criativa, que contará com 20 expositores, incluindo artistas, artesãos, colecionadores, brechós, entre outros. A feira contará com discotecagem de vinil, com uma vitrola aberta para que o público também possa levar seus discos favoritos para ouvir e compartilhar

“Desde 2019, a Escambau promove exposições de artes visuais e feiras criativas nas ruas e praças de Nova Iguaçu. Nesta edição, celebramos a produção de mulheres artistas da Baixada Fluminense, convidando a todos para um mergulho nessas narrativas plurais nas quais nos identificamos transitando neste território”, complementa Liz Córdova, diretora de produção do evento.

A exposição 'Narrativas Visuais e Identidades Femininas' é realizada pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, patrocinada pela Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu, Secretaria Municipal de Cultura e FENIG, através da Lei Paulo Gustavo, e produzida pelo Festival Escambau.


Serviço:

Exposição Escambau - Narrativas Visuais e Identidades Femininas
Data: 24 de maio a 1° de junho (de terça à sexta-feira, das 09h às 17h; Aos sábados, das 10h às 17h)
Local: Complexo Cultural Mário Marques - Casa de Cultura Ney Alberto (Rua Getúlio Vargas, 51 - Centro, Nova Iguaçu - RJ)
Entrada gratuita
Classificação livre
Abertura:
Dia 24 a partir das 18h

Leia também: Kool & the Gang Retorna ao Brasil em única apresentação em São Paulo