Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução | Instagram @pretagil
Reprodução | Instagram @pretagil

A cantora Preta Gil publicou um vídeo em suas redes sociais falando sobre o motivo da internação. Ela contou nesta segunda-feira (10) que teve uma pielonefrite, que é uma infecção no rim direito.

A artista disse que começou a sentir dores na terça-feira passada (4) e consultou seus médicos, que receitaram analgésicos e a orientaram a procurar um hospital. Ela não seguiu a recomendação e priorizou a agenda de trabalho. "Naquele momento associei que fosse uma dor muscular, e não no rim."

Leia mais: Lulu Santos recebe alta após internação por gastroenterite aguda

No entanto, na noite de quinta-feira (6), ela contou que a dor voltou ainda pior. No mesmo, a Preta se apresentaria no "São João da Thay".

"Eu tinha muito trabalho naquela semana, mas não consegui pegar o avião de tanta dor que eu estava sentindo, então fui para o hospital. No início acharam que pudesse ser uma pedra no rim que teria sido expelida", afirmou.

Após uma série de exames, foi confirmada a infecção renal e a necessidade de colocar um cateter duplo J no ureter direito para desobstruir uma fibrose.

“Mas com o complemento dos exames chegou-se a esse diagnóstico de pielonefrite, e eu tive que colocar um duplo J que é um cateter no ureter para desobstruir uma fibrose que tenho no ureter do lado direito. Tudo isso gerou muita dor, infecção, febre e uma internação de 4 dias”, explicou.

Preta Gil recebeu alta nesta segunda e se recupera em casa com o uso de antibióticos orais e repouso.

No final de seu vídeo, a cantora ainda alertou para a importância da hidratação constante e atenção aos sinais do corpo.“Se tiver um sinal de uma dor severa, não ache que é bobagem, não se automedique, procure um médico", ressaltou.

Em dezembro de 2023, Preta finalizou seu tratamento contra um câncer de intestino. No Roda Viva, exibido em março deste ano, ela falou sobre o período em que tratou a doença. Assista: