Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Beatriz Oliveira
Beatriz Oliveira

Marcelo Tas entrevista David Dias no Provoca desta terça-feira (11). Durante o bate-papo, o mestre em ciências da religião, músico, escritor e pai de santo explica a diferença entre Umbanda e Candomblé, o significado das palavras saravá e do orixá Exu, fala sobre seu livro 'Sincretismo na Umbanda' e debate o racismo religioso. O programa vai ao ar a partir das 22h na TV Cultura.

“Pessoas negras não têm acesso ao passado, meu passado caiu no Atlântico, foi jogado no Atlântico, então eu não tenho direito ao passaporte dos meus ancestrais", diz o pai de santo.

Leia mais: Veja os principais pontos abordados pelo presidente do STF no Roda Viva

Barroso classifica política de criminalização do aborto como "perversa" e "equivocada"

Em outro momento da edição, Dias fala que “Cristo não é o problema. Por exemplo, eu que sou de terreiro, eu sou umbandista, porque eu teria problemas com Cristo? Mas quando eu olho para a sociedade, se eu saio com essa roupa na rua, há pessoas que me matam em nome dele", relata Dias.

Sobre seu livro, ele também explica: “o sincretismo é um fenômeno de encontro presente em todas as religiões (...) quando você tem três, quatro religiões, e coloca tudo dentro de um balaio, mistura, ali você tem um fenômeno do sincretismo, sincretismo é mistura".

Assista à última edição do Provoca, que contou com a participação de Fred Bruno: