Em comemoração aos 80 anos de Chico Buarque, a TV Cultura exibe, a partir do dia 18 de junho, uma programação especial que relembra a vida e obra de um dos maiores nomes da música popular brasileira.
O MPB Especial com Chico Buarque, de 1973, será exibido de terça (18) para quarta-feira (19), à meia-noite, na faixa comemorativa dos 55 anos da emissora, que relembra programas icônicos da trajetória da Cultura.
Leia mais: Skowa, de "Skowa e a Máfia" e do "Trio Mocotó", morre aos 68 anos
Apresentado por Fernando Faro, MPB Especial foi gravado poucos anos depois do retorno do cantor do autoexílio na Itália. Por meio de um importante relato sobre a produção artística de Chico da época, registrou-se um documento significativo não somente para a compreensão da obra do autor, mas também por expor faces e nuances de seu processo de criação.
Chico Buarque toca na edição as músicas Tatuagem; Meu refrão (citação), Amanhã Ninguém Sabe (citação), Deus lhe Pague, Desalento, Ela desatinou e Construção (citação), Samba de Orly, Ilmo Sr. Ciro Monteiro (citação), Hino do Politheama, Cuidado Com a Outra, Bom Conselho, Cotidiano, Caçada, Soneto (citação), Olê, Olá, Boi Voador Não Pode (citação) e Flor da Idade.
Na sexta-feira (21), às 20h, o Metrópolis exibe uma reportagem especial sobre Chico Buarque com destaques ao seu legado para a música, literatura e luta pela democracia. Aliás, legado premiadíssimo, com Grammys Latinos, Jabutis, APCAs, Camões, Prêmio da Música Brasileira, Oceanos e outros.
A atração conversa com a jornalista e crítica Patricia Palumbo, que contextualiza a vida e obra do cantor; com o escritor André Simões, que acaba de publicar “Chico Buarque em 80 canções”, uma análise da sua carreira a partir das mais emblemáticas músicas; e ainda, um bate-papo com a cantora Claudette Soares, que lançou o “Claudette canta Chico”, disco de regravações em tributo aos 80 anos do artista.
E para quem quer ouvir Claudette cantando Chico, ela estará no programa Balaio, no domingo (23), a partir das 9h, apresentando as canções Bom Tempo, Carolina e Januária, e conta para Chico e Renato Teixeira quando encontrou o compositor pela primeira vez.
Leia também: Flip anuncia que João do Rio será o autor homenageado da 22ª edição
REDES SOCIAIS