Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução | Instagram @seltonmello
Reprodução | Instagram @seltonmello

Esta quarta-feira, dia 19 de junho, é comemorado o Dia do Cinema Brasileiro. De olho nesta data, o site da TV Cultura separou cinco filmes filmes nacionais do segundo semestre de 2024 para ficar de olho.

Leia também: “Todo Mundo Odeia o Chris” ganhará série animada

‘Grande Sertão’

Já em cartaz nos cinemas, ‘Grande Sertão’ é mais uma adaptação da obra de Guimarães Rosa: ‘Grande Sertão: Veredas’. Desta vez, o diretor Guel Arraes leva a história de Riobaldo (Caio Blat) e Diadorim (Luisa Arraes) para um contexto periférico urbano, em uma comunidade controlada por facções criminosas que disputam territórios com a polícia.

Além da direção, Guel Arraes divide a elaboração do roteiro com Jorge Furtado.

‘Estômago 2: O poderoso chef’

O ano de 2024 também marca a volta de João Miguel como Raimundo Nonato, o chef de cozinha preso que bateu de frente com os chefes de facção do presídio em que ele foi encarcerado.

O diretor Marcos Jorge volta para ‘Estômago 2: O poderoso chef’ depois de 16 anos da estreia do primeiro filme, ‘Estômago’, de 2008.

Na trama, Raimundo terá que lidar com o mafioso Don Caroglio (Nicola Siri), que, depois de ser preso na mesma unidade do chef, busca obter o controle da penitenciária. O filme deve chegar aos cinemas em 15 de agosto deste ano.


‘Motel Destino’

‘Motel Destino’, mais novo filme de Karim Aïnouz (‘A Vida Invisível’ e ‘O Céu de Suely’), foi exibido na competição de Palma de Ouro em Cannes, na França, e estreia em 22 de agosto deste ano nos cinemas brasileiros.

Estrelando Fábio Assunção, Iago Xavier e Nataly Rocha, o longa tem uma atmosfera noir e aborda a história de um jovem ameaçado de morte que resolve se refugiar em um motel de beira de estrada onde vive um casal.


‘Overman’

Divulgação

No longa adaptado da obra da cartunista Laerte, de 1998, Caco Ciocler vive Overman, um super-herói brasileiro criado como uma espécie de paródia dos super-heróis norte-americanos.

Com direção de Tomas Portella, tem, além de Ciocler, nomes como Karina Ramil, Otávio Müller e Victor Lamoglia no elenco. A obra é adaptada pela Migdal Filmes em coprodução com a Star Original e deve estrear ainda este ano.


‘O Auto da Compadecida 2’

Baseado na obra do escritor e filósofo Ariano Suassuna, ‘O Auto da Compadecida’ é um dos maiores clássicos do cinema nacional. Agora, mais de 24 anos depois, João Grilo (Matheus Nachtergaele) e Chicó (Selton Mello) estão de volta para novas peripécias.

Previsto para estrear em 25 de dezembro deste ano, em pleno natal, ‘O Auto da Compadecida 2’ traz de volta no elenco nomes do primeiro longa como Virgínia Cavendish e Enrique Diaz, ao mesmo tempo em que adiciona novos personagens ao universo, caso dos atores Eduardo Sterblitch, Fabíula Nascimento, Luís Miranda, Juliano Cazarré e Taís Araújo, que fará o papel de Nossa Senhora, feito por Fernanda Montenegro no filme de 2000.

Leia também: "A Mulher no Lago": série protagonizada por Natalie Portman ganha trailer; assista