A cantora Marisa Monte recebeu nesta segunda-feira (24) o título de doutora honoris causa pela Universidade de São Paulo (USP).
A proposta da concessão do título foi realizada pela Faculdade de Educação e aprovada pelo Conselho Universitário em dezembro de 2022.
Ela é a terceira mulher e a primeira cantora a receber o título pela USP. Antes dela também foram nomeadas: a zoóloga alemã radicada no Brasil Eveline Du Bois Reymond Marcus, e a farmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes, que deu nome à lei de proteção contra a violência doméstica, a Lei Maria da Penha.
Marisa Monte também é embaixadora do USP Diversa, programa de bolsas de estudos para estudantes que vêm do ensino público e que estão em vulnerabilidade socioeconômica.
“Receber esse título é uma prova de que a arte tem o poder de impactar vidas, de despertar consciências e de promover mudanças. É um reconhecimento não apenas da minha trajetória artística, mas também ao poder da música como ferramenta de transformação social”, disse.
A cerimônia ocorreu dois dias após do show gratuito da artista em comemoração aos 90 anos da universidade, na Praça do Relógio, no campus do Butantã.
REDES SOCIAIS