O Dia Nacional do Documentário Brasileiro é celebrado no dia 7 de agosto. A data, instituída pela Associação Brasileira de Documentaristas (ABD), visa reconhecer o gênero e homenagear o aniversário de Olney São Paulo, cineasta precursor da produção documental no Brasil.
Por isso, o site da TV Cultura separou seis importantes documentários nacionais, também reconhecidos pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).
1) Cabra Marcado Para Morrer (1984)
Com direção de Eduardo Coutinho, a narrativa acompanha João Pedro Teixeira, um líder camponês da Paraíba, assassinado em 1962.
2) Jogo de Cena (2007)
Também dirigido por Coutinho, o longa mistura realidade e dramaturgia a partir da história de vida de mulheres distintas.
3) Santiago (2007)
No documentário, o diretor João Moreira Salles revisita a própria história por meio das lembranças do mordomo Santiago, que trabalhou para sua família por 30 anos.
4) Edifício Master (2002)
A produção, dirigida por Coutinho, apresenta a história de 37 moradores de um prédio de 273 apartamentos, localizado na praia de Copacabana (RJ).
5) Serras da Desordem (2006)
Com direção de Andrea Tonacci, o documentário retrata o massacre do povo Awá-Guajá nos anos 70 na Amazônia, dando destaque à história de Carapirú, um dos sobreviventes.
6) Ilhas das Flores (1989)
Dirigido por Jorge Furtado, o curta mostra de maneira ácida como a lógica da economia contemporânea gera relações desiguais entre os seres humanos.
Veja imagens: Webstory: Dia Nacional do Documentário Brasileiro: seis produções que você precisa conhecer
REDES SOCIAIS