Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/TV Cultura
Divulgação/TV Cultura

Gabriel Chalita recebe o jornalista, biógrafo e escritor Ruy Castro no Arena dos Saberes nesta quinta-feira (22).

No programa, que vai ao ar às 22h na TV Cultura, o autor fala sobre seus principais biografados e suas técnicas de entrevista.

Em 2023, Castro tomou posse como imortal da Academia Brasileira de Letras, reconhecimento que se deve à longa carreira como jornalista e às dezenas de livros que escreveu, mas também às importantes biografias que publicou.

Leia também: Lollapalooza Brasil: venda geral de ingressos começa nesta terça-feira (20)

Na edição, Ruy comenta mais sobre o trabalho de recontar toda uma vida com suas palavras: “Eu procuro trabalhar com pessoas que eu admire. (...) O trabalho da biografia tem que ser um exercício de amor, porque você leva muitos anos para fazer uma biografia”, expõe.

Sobre uma das maiores e mais importantes biografias que escreveu, a da cantora Carmen Miranda, comenta: “Foram feitos vários livros sobre a Carmen Miranda, mas todos eles só falavam sobre a Carmen Miranda nos Estados Unidos. (...) Eu botei como grande desafio reconstituir a infância, a adolescência e a vida da Carmen no Brasil, para mostrar que ela era uma grande brasileira e que ela tinha que ser reconhecida como brasileira, não como uma brasileira que fez sucesso lá fora”, revela.

Ainda nesta edição, no Terceiro Sinal, o Arena dos Saberes vai até Heliópolis, na zona sul de São Paulo, para conhecer uma iniciativa da própria comunidade que transforma a vida de crianças e jovens por meio da música: o Instituto Bacarelli. Foi a partir da organização que surgiu a primeira orquestra sinfônica do mundo em uma favela, a Orquestra Sinfônica de Heliópolis, reconhecida internacionalmente pela sua excelência.

Leia também: Games: museu da Nintendo será inaugurado em outubro no Japão