Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/IMDb
Reprodução/IMDb

A Netflix revelou a data de lançamento da aguardada adaptação de "Cem Anos de Solidão", clássico literário de Gabriel García Márquez.

A série, dividida em duas partes, terá a estreia dos primeiros oito episódios em 11 de dezembro de 2024. Com direção de Laura Mora e Alex García López, a produção promete trazer a essência do romance para as telas em um total de 16 episódios.

Leia também: POW Festival reúne criatividade, inovação e música em Ribeirão Preto; saiba mais

Filmada na Colômbia, com o apoio da família de García Márquez, a série busca capturar o realismo mágico característico da obra. "Cem Anos de Solidão" acompanha a saga da família Buendía por várias gerações na fictícia cidade de Macondo, em uma narrativa que mistura fantasia, tragédias familiares e questões sociais.

No comunicado oficial, Laura Mora destacou o desafio de adaptar uma obra tão complexa: "Como cineasta e colombiana, foi uma honra e um desafio imenso trabalhar em algo que carrega tanto peso cultural." Alex García López complementou afirmando que o objetivo é criar uma produção à altura da história.

Publicado em 1967, "Cem Anos de Solidão" é uma das obras mais influentes do século XX, sendo um marco do realismo mágico. A trama, que segue a família Buendía em sua busca por um novo lar e os conflitos geracionais em Macondo, se tornou um símbolo da literatura latino-americana. A escrita de Gabriel García Márquez, premiado com o Nobel de Literatura, refletiu a complexidade cultural da América Latina, mesclando elementos mágicos e cotidianos.

A adaptação da Netflix, que adquiriu os direitos em 2019, chega com a promessa de manter a fidelidade ao espírito do livro, enquanto traz uma nova audiência para a história. O primeiro teaser foi divulgado em 17 de abril deste ano, data da morte do escritor colombiano, aumentando a expectativa para a estreia.

Assista ao trailer:

Leia mais: Filarmônica de Pasárgada lança álbum infantil com participação de grandes artistas