No Provoca desta terça-feira (1º), o apresentador Marcelo Tas recebe o premiado fotógrafo Cassio Vasconcellos.
Durante a entrevista, o profissional deu quatro dicas valiosas para quem curte fotografar de forma casual com o smartphone. Confira abaixo!
1 - Fotografe menos e elabore mais
O fotógrafo explica que é interessante prestar mais atenção no cenário e nos elementos da fotografia ao invés de “sair metralhando” com a câmera de forma descontrolada.
2 - A história é mais importante que o equipamento
Segundo Vasconcellos, “no geral, importa muito mais a história que se vai contar do que o equipamento que se tem”. O equipamento tem sua importância, mas não é o principal. É preciso pensar o que a pessoa quer dizer com aquela fotografia. “Precisa de mais uma foto disso? Já existem tantas no mundo…”, provoca o profissional.
Leia também: "Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa" ganha primeiro trailer; assista
3 - Siga a intuição
Os lados intuitivo e emocional são mais importantes que o lado racional na hora de fazer uma foto. Segundo o fotógrafo, o enquadramento vai acontecer, você vai sentir quando ele se apresentar.
4 - Conheça os clássicos
É importante conhecer as obras dos grandes fotógrafos para desenvolver um estilo. Nas palavras de Vasconcellos, “a gente não pode começar de agora, como em toda a área, a gente precisa ir pra trás e ver quem foram os grandes”.
No Provoca, Cassio revela três profissionais da fotografia que serviram de inspiração para ele, são eles: Henri Cartier-Bresson, André Kertész e Man Ray.
Assista ao programa completo:
O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, no aplicativo Cultura Play, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.
Leia também: Bruno Mars comemora aniversário de 39 anos com parabéns em português
REDES SOCIAIS