Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter

No final desta semana, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, completa 80 anos. O Rei do Futebol, como ficou conhecido depois da Copa do Mundo de 1958 na Suécia, construiu sua carreira entre as décadas de 1950 e 1970. 

Em 19 de novembro de 1969, Pelé entra para a história ao marcar seu milésimo gol. O jogo foi no estádio do Maracanã, com vitória do Santos sobre o Vasco da Gama em 2 a 1, em partida classificatória para o Torneio Roberto Gomes Pedrosa.

Pelé marcou o segundo gol do jogo, em uma cobrança de pênalti contra o goleiro argentino Andrada. Após atingir a marca, o Rei do Futebol comemorou, beijou a bola e ainda fez um apelo para as câmeras: "pelo amor de Deus, minha gente! Agora que todos estão ouvindo, faço um apelo especial a todos: ajudem as crianças pobres, ajudem os desamparados. É o único apelo nesta hora muito especial para mim", disse. 

Confira a reportagem especial do Jornal da Tarde com narração do jornalista esportivo e apresentador, Vladir Lemos: