Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

A partida entre PSG e Istanbul Basaksehir, válida pela sexta rodada da Uefa Champions League, foi suspensa depois de uma ofensa racista do quarto árbitro contra Pierre Webo, membro da comissão técnica do clube turco. Logo depois da fala racista, Webo já retrucou com a frase: “Porque você diz negro?”

Por conta desse ato, os jogadores do Istanbul Basaksehir foram cobrar a equipe de arbitragem pelo ato racista. Pelos microfones da transmissão, foi possível saber o que o jogador Demba Ba falou para o quarto árbitro:

“Quando fala de um homem branco, você nunca diz ‘esse cara branco’, você diz ‘esse cara’. Então porque você... me escute, porque você tem que dizer ‘esse cara negro’?”

Foi Demba Ba, atacante do Istanbul Basaksehir, que liderou a saída de todos os jogadores de campo. Segundo os jogadores, enquanto o quarto árbitro não saísse do jogo, ninguém voltaria.

Além disso, o clube turco se manifestou em suas redes sociais contra o racismo, usando a imagem da própria organizadora do evento, que é a Uefa.

Os jogadores do PSG foram solidários e seguiram os jogadores do time turco. Segundo levantamento do Esporte Interativo, Neymar e Mbappé combinaram que não iriam voltar a campo depois dos acontecimentos e disseram: "Não vamos jogar com esse cara aqui". 

A Uefa propôs o retorno do jogo às 18h, mas os jogadores da equipe turca se recusaram a voltar e permaneceram no vestiário. A partida só voltará a ser realizada amanhã às 14h55 (horário de Brasilia). O jogo será retomado no décimo quarto minuto, momento em que o jogo foi interrompido.