Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/Cruzeiro
Divulgação/Cruzeiro

Um centenário melancólico. Assim pode ser descrito o centésimo aniversário do Cruzeiro, celebrado neste sábado (2). Afinal, à esta altura, certamente poucos torcedores celestes imaginaram que celebrariam esta data tão especial em um momento tão ruim da história do clube.

O inédito rebaixamento à Série B em 2019 já havia sido extremamente doloroso à torcida. Mas nem os cruzeirenses mais pessimistas devem ter esperado que, cerca de um ano depois, o clube completaria 100 anos de história sem garantir o tão sonhado acesso à Série A de 2021.

Instabilidade política, problemas financeiros e um futebol pouquíssimo inspirador, heranças da gestão de 2019, são as marcas deste Cruzeiro atual, que apesar de todos os esforços, deve permanecer na segunda divisão em 2021. Nem mesmo o retorno do técnico Luís Felipe Scolari foi capaz de salvar a Raposa.

Entre os principais clubes do país, o Cruzeiro deve se tornar o primeiro a não conseguir o acesso imediato logo na primeira temporada pós-rebaixamento. O time comandado por Felipão ocupa a 11ª colocação da tabela, com 41 pontos ganhos, 10 a menos que o quarto Cuiabá, a seis jogos do final da competição.

São 12 vitórias, 11 empates e nove derrotas até o momento para a Raposa, que possui um aproveitamento de 49%, com 36 gols marcados e 29 sofridos. Para realizar o sonho do acesso, portanto, a equipe mineira precisará de um desempenho muito superior ao que teve até o momento nesta Série B.

Nas redes sociais, o centenário é celebrado pelo clube com uma série de publicações. Trechos do hino e de cânticos da torcida marcam presença nas legendas, enquanto torcedores e alguns dos principais ídolos da história do Cruzeiro são reverenciados nas fotos.