Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Nicolò Campo/Getty Images
Nicolò Campo/Getty Images

O desentendimento entre os atacantes Zlatan Ibrahimovic, do Milan, e Romelu Lukaku, da Inter de Milão, no intervalo do clássico desta terça-feira (26),  pela Copa da Itália, ultrapassou os limites do campo de jogo. Acusado de racismo pelas ofensas dirigidas ao belga, o sueco usou as redes sociais para se defender das críticas.

"No mundo do ZLATAN não há lugar para o RACISMO. Somos todos da mesma raça – somos todos iguais!! Somos todos JOGADORES, alguns melhores do que outros", escreveu Ibra, que na sequência recebeu apoio do francês Paul Pogba, meio-campista do Manchester United-ING. 

"Zlatan ... racista? Ele me ama demais, então ele é a última pessoa que eu consideraria racista! Peraí... não brinque com esse aí!", disse Pogba, também nas redes sociais.

Aos 39 anos de idade, o centroavante do Milan foi acusado de racismo e intolerância religiosa pelos dizeres a Lukaku, cuja família é de origem congolesa, na África. "Chame sua mãe. Vá para o seu vodu de m... vá para o seu vodu de m... seu burro", disse o sueco.

A fala faz alusão a um episódio de 2018, quando o belga teria recusado renovação de contrato com o Everton por orientações religiosas de sua mãe, conforme afirmações de Farhad Moshiri, então proprietário do clube inglês.

Muito irritado, Lukaku partiu para cima de Zlatan, mas foram afastados pelos companheiros e ambos receberam cartão amarelo. Os dois marcaram gols na partida, mas Ibra acabou expulso e o duelo terminou com vitória da Inter por 2 a 1, com gol de Christian Ericksen nos acréscimos do tempo regulamentar.