Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Ari Ferreira/RB Bragantino
Ari Ferreira/RB Bragantino

Após uma temporada turbulenta, repleta de obstáculos provenientes da pandemia de Covid-19, o Campeonato Brasileiro de 2020 chegou ao fim. A disputa, que durou até o último minuto da última rodada, teve o Flamengo como campeão, bi consecutivo, nesta quinta-feira (25). Nesta sexta (26), foi realizada a cerimônia de premiação da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), que nomeou o craque da competição e os melhores de cada posição.

O Craque do Brasileirão 2020 foi o meio-campista Claudinho, do Red Bull Bragantino, que também ficou com o prêmio de revelação do campeonato. O jogador de 24 anos de idade comandou o Massa Bruta na campanha que terminou com a décima colocação da tabela. O camisa 10 dividiu a artilharia da competição com o atacante Luciano, do São Paulo, com 18 gols cada.

Em discurso realizado no início da cerimônia, o presidente Rogério Caboclo destacou os esforços prestados pela CBF durante a temporada, a qual descreve como "a mais difícil de todas". Os altos investimentos da entidade, os protocolos contra Covid-19, a igualdade entre futebol masculino e feminino, e a arbitragem, alvo de muita polêmica ao longo do Brasileirão, foram alguns dos pontos mencionados por ele.

"Foi a temporada mais difícil da história. Mas que renovou nossas esperanças e provou que somos capazes de superar todas as diversidades", afirmou. "É um campeonato muito particular e especial. Ser campeão brasileiro significa mais do que em qualquer outro país. É mais equilibrado do que muitos outros campeonatos pelo mundo. A gente, muitas vezes, despeja a nossa infelicidade na arbitragem, falando o quanto nosso clube é prejudicado, nunca favorecido. Todos os 20 clubes se dizem prejudicados. Quem será o favorecido se todos os 20 foram prejudicados? Não existe clube prejudicado ou favorecido, porque se existe alguma classe isenta e profissional no time da CBF, é a classe da arbitragem. O árbitro é um profissional que merece respeito. Os juízes brasileiros não erram mais que os de fora. Tenho a honra de dizer que o campeonato foi decidido dentro das quatro linhas", completou.

Ademais, para além das premiações no masculino, também foi divulgada a seleção do Brasileirão Feminino de 2020, conquistado pelo Corinthians. Os times foram montados com base em votação de jornalistas, dos capitães das equipes e dos técnicos. Todos os outros campeões nacionais também receberam as devidas homenagens. São eles: Chapecoense (Série B), Vila Nova (Série C), Mirassol (Série D) e Napoli (Série A2 Feminina).

Confira os 11 atletas que formaram as seleções do Campeonato Brasileiro 2020:

MASCULINO

Goleiro: Weverton (Palmeiras)
Laterais: Fagner (Corinthians) e Guilherme Arana (Atlético-MG)
Zagueiros: Gustavo Gómez (Palmeiras) e Victor Cuesta (Internacional)
Volantes: Gérson (Flamengo) e Edenílson (Internacional)
Meio-campistas: Vina (Ceará) e Claudinho (RB Bragantino)
Atacantes: Marinho (Santos) e Gabriel (Flamengo)

Técnico: Abel Braga (Internacional)

Melhor Jogador: Claudinho (RB Bragantino)
Revelação: Claudinho (RB Bragantino)
Artilheiros: Claudinho (RB Bragantino) e Luciano (São Paulo) - 18 gols

FEMININO

Goleira: Letícia (Corinthians)
Laterais: Bruna Calderan (Avaí Kindermann), Tamires (Corinthians)
Zagueiras: Érika (Corinthians) e Agustina (Palmeiras)
Volantes: Andressinha (Corinthians) e Julia Bianchi (Avaí Kindermann)
Meio-campistas: Gabi Zanotti (Corinthians) e Duda (Avaí Kindermann)
Atacantes:
Carla Nunes (Palmeiras) e Lelê (Avaí Kindermann)

Técnico: Arthur Elias (Corinthians)

Melhor Jogadora: Gabi Zanotti (Corinthians)
Revelação: Jaqueline (São Paulo)
Artilheira: Carla Nunes (Palmeiras) - 12 gols