Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

O esporte nasceu na Mesopotâmia por volta do ano 3000 a.C., percorrendo o Egito e Grécia, até renascer na Inglaterra nos séculos XVII e XIX.

No Brasil, o boxe chegou no início do século XX. Um dos envolvidos na primeira luta, ocorrida em São Paulo, em 1913, era o atleta Luis Sucupira. Conhecido como ‘Apolo Brasileiro’, Luis foi um dos primeiros brasileiros entusiastas do esporte.

Outro grande entusiasta do boxe foi o marinheiro Góes Neto. Em 1919, Góes encontrou parentes do Presidente da República Rodrigues Alves, no Rio de Janeiro. Suas técnicas, aprendidas na Europa, chegaram no presidente, que apoiou o boxe e ajudou na sua difusão pelo país.

Veja imagens: Webstory: História e curiosidades sobre o boxe

Ao passo que novas academias foram inauguradas, o esporte foi regulamentado por volta de 1920, com as comissões municipais de boxe em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Santos.

A primeira participação internacional brasileira em campeonatos foi em 1933, no Sul-Americano de Boxe Amador. Neste ano, o evento ocorreu na Argentina e recebeu a seleção brasileira composta por cariocas.

Ao longo das décadas seguintes, grandes nomes fizeram o boxe brasileiro. Éder Jofre, Kaled Curi e Maguila são alguns deles. Confira outros grandes boxeadores do Brasil.