Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Promessa do Brasil na Fórmula E 2021, o piloto Sérgio Sette Câmara foi o convidado especial de uma live transmitida nas redes sociais da TV Cultura, nesta sexta-feira (19). Em bate-papo com o apresentador Vladir Lemos e o comentarista Fábio Seixas, o mineiro de 22 anos contou um pouco de como está sendo este início de temporada, que, segundo ele, já lhe rendeu diversos aprendizados. 

"É minha primeira experiência começando o campeonato da Formula E. Eu tinha uma noção, por ter corrido em Berlim (2020), mas agora é totalmente diferente, começando um projeto do zero com a equipe. A gente não trouxe o carro novo pra Arábia Saudita, eu já tinha trabalhado muito com ele no inverno, mas não faltaram novidades. Primeiro a pista, com bastante areia, eu já tinha vivenciado isso no passado mas nem perto do grau de Al Diriyah. A Fórmula E é cheia de surpresas, são mil variáveis durante a corrida. Ter a noção do que está acontecendo, se situar, também são novidades para a minha experiência e tenho aprendido bastante", afirmou.

Na etapa dupla de Al Diriyah, na Arábia Saudita, que abriu a temporada em fevereiro, o brasileiro da Dragon/Penske teve estreia discreta e ficou apenas com a 20ª colocação na primeira corrida. No dia seguinte, porém, a história foi outra. Após ótimo desempenho no treino classificatório, Câmara largou na segunda posição e cruzou a linha de chegada em sexto. Desempenho que o jovem piloto espera repetir nos próximos circuitos do ano.

"Foi algo novo. Eu só tinha andado na parte de trás ou no meio do pelotão, então foi um pulo muito grande. De vigésimo, décimo, para de repente largar na primeira fila. Mas é um campeonato muito competitivo, você pode ter o António Félix da Costa, atual campeão, o Jean-Éric Vergne, os dois com equipe de ponta, largando em vigésimo. Eu já tinha andado com todos os tipos de pilotos do grid, mas foi uma experiência diferente. Largando na frente, é uma corrida mais limpa, não tem aquele empurra empurra da parte de trás, você consegue guardar energia desde a primeira volta e focar no seu ritmo. É mais no detalhe. Quando está lá atrás, você foca em ultrapassar e em coisas maiores. Lógico que preferi largar na frente, é mais confortável para o piloto do que ali na meiuca", completou.

Passada a ansiedade pela estreia, Sérgio Sette Câmara já se prepara para o próximo ePrix da temporada, marcado para 10 de abril, em Roma, na Itália, novamente com transmissão ao vivo da TV Cultura, primeira emissora da TV aberta a exibir a categoria. As corridas da Fórmula E 2021 têm narração de Marco de Vargas e comentários de Fábio Seixas, enquanto os treinos livres ficam a cargo de Cleber Bernuci.