Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/CBB
Divulgação/CBB

A Seleção Brasileira masculina de Basquete está fora da Olimpíadas de Tóquio. Neste domingo (4), o time perdeu a final do Pré-Olímpico para a Alemanha por 75 a 64. Com o revés, o basquete volta a ficar de fora das Olimpíadas após as participações em Londres 2012 e na Rio 2016.

O destaque da partida foi Mortiz Wagner, que anotou 28 pontos e comandou a Alemanha na final. Mesmo com uma partida inspirada do veterano Anderson Varejão, que fez 14 pontos, a seleção verde e amarela não conseguiu o triunfo.

Sobre o jogo

A Alemanha mostrou o cartão de visitas logo no começo do jogo com duas bolas de três seguidas e abrindo 6 a 0 no placar. A resposta brasileira foi com Caboclo e Alex, que viraram para 7 a 6.

Mesmo com o começo animado, os dois times estavam tensos dentro de quadra. Muitos erros ao longo do primeiro quarto, que acabou 17 a 14 para o Brasil, pontuação superbaixa.

No segundo quarto, os alemães voltaram melhor. Mais organizados na defesa e eficientes no ataque, os europeus abriram onze pontos de vantagem no placar, 34 a 23 a dois minutos do intervalo.

Leia também: Fórmula Indy: Josef Newgarden vence em Mid-Ohio e acaba com o jejum da Penske em 2021

O técnico Aleksandar Petrovic pediu tempo, e o Brasil voltou a se encontrar em quadra. A 34 segundos do fim do primeiro tempo, Alex diminuiu para 34 a 28 numa bola de três. Ainda deu tempo para Yago chutar para três no último lance do quarto e definir o placar parcial em 36 a 34 a favor dos alemães.

Segundo tempo

Com um final de quarto de qualidade, o Brasil voltou animado para o segundo tempo. A seleção levou dois minutos para deixar o placar empatado em 38 a 38.

Mas isso foi o suficiente para a Alemanha retomar as ações da partida. Com dois bons ataques, os europeus abriram 43 a 39 no placar.

O Brasil ficou nervoso e começou errar demais. O lance que representa isso foi a falta de Yago em cima de Wagner em um arremesso de três pontos. O árbitro ainda deu técnica do brasileiro. O alemão converteu quatro lances livres e abriu nove pontos no placar.

A desvantagem no placar fez o Brasil ir para o tudo ou nada. Isso fez com que a seleção brasileira ficasse mais desorganizada na defesa e afobada no ataque. Aos seis minutos do último quarto, Benite errou um chute para três, chegando à marca de apenas dois acertos em 16 tentativas em lances de quadra.

Os alemães se aproveitaram do nervosismo brasileiro e foram administrando a vantagem no placar. Vitória alemã por 75 a 64.