A Federação Dinamarquesa de Futebol (DBU) anunciou que a Seleção masculina disputará a Copa do Mundo de 2022 apenas com foco esportivo e não comercial. A decisão foi tomada por conta da organização do torneio no país. Há denúncias de desrespeito a regras de direitos humanos na construção dos estádios e a proibição da homossexualidade no país.
Uma das medidas será a substituição da estampa dos patrocinadores no uniforme da seleção por mensagens humanitárias.
“A seleção masculina fez uma qualificação excelente e garantiu a classificação da Dinamarca para a Copa do Mundo em tempo recorde. A DBU há muito critica fortemente a Copa do Mundo no Catar, mas agora estamos intensificando nossos esforços e um diálogo crítico ainda mais. Usaremos o fato de estarmos classificados para trabalhar por mais mudanças no país”, disse o presidente da DBU, Jakob Jensen.
Além disso, a delegação que irá ao Catar será muito reduzida e se limitará aos jogadores e membros de comissão técnica. Segundo a federação, essa é uma mensagem de que o objetivo da viagem é apenas esportivo.
Leia também: Daniel Alves fala sobre as chances de voltar a vestir a camisa da seleção
Jensen agradeceu aos patrocinadores que entenderam a decisão da Federação. “É um sinal muito forte quando nossos parceiros também lutam por melhores condições no Catar. Os parceiros apoiam o futebol dinamarquês, a seleção nacional masculina e a participação esportiva na Eurocopa e no Mundial”, disse.
A Dinamarca fez uma excelente campanha nas Eliminatórias da Copa do Mundo com nove vitórias em dez partidas.
REDES SOCIAIS