A atleta Silvana Fernandes é a nova líder do ranking mundial da categoria -57kg, na classe K44, do Parataekwondo. A campeã mundial assumiu a ponta do ranking que foi divulgado nesta semana pela World Taekwondo. Além de Silvana, o Brasil tem outros quatro atletas no Top 3 do mundo em suas respectivas categorias.
Principal destaque do Brasil no Campeonato Mundial de Parataekwondo realizado em dezembro, em Istambul, na Turquia, Silvana Fernandes assumiu a liderança do ranking Mundial com 275,82 pontos. Gamze Gurdal, da Turquia, é a vice-líder (210,36 pontos), enquanto Kamyla Dosmalova, do Cazaquistão, é a terceira melhor atleta do mundo na categoria (111,36).
“Estou muito feliz com a minha colocação no ranking Mundial. Tinha consciência que, se conseguisse a medalha de ouro em Istambul, assumiria a ponta do ranking. Então, coloquei como meta essa medalha também por conta do ranking. Venho colhendo vários frutos de muito trabalho”, disse Silvana em nota divulgada pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD).
Leia também: Valorant: gamer brasileiro conquista primeiro lugar no ranking mundial
“Tive uma temporada em que fui bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Uma medalha que foi muito importante para a minha carreira e encerrei a temporada com o ouro no Campeonato Mundial. O objetivo e o foco aumentam para esta temporada já pensando em Paris 2024”, completou a campeã mundial.
Campeão paralímpico em Tóquio e bronze no Mundial da Turquia, Nathan Torquato segue como líder do ranking Mundial na categoria – 63kg da classe K44. Além dele, outros três atletas brasileiros estão no Top 3 em suas respectivas categorias (todos na classe K44): Debora Menezes, 2º lugar na categoria +65kg, Christiane Nascimento, 3º lugar na categoria -52kg, e Leyliane Ramos, 3º lugar na categoria -65kg.
“O Parataekwondo do Brasil vive um momento brilhante. Tivemos um 2021 que entrou para a história com resultados muito expressivos e isso reflete no ranking Mundial. Das dez categorias do Parataekwondo, o Brasil está no Top 3 em cinco delas. Isso mostra que o trabalho feito anos atrás está dando frutos”, disse o técnico da seleção brasileira, Rodrigo Ferla.
O Brasil teve um resultado histórico no Campeonato Mundial de Parataekwondo. Foram sete medalhas conquistadas: uma de ouro, uma de prata e cinco de bronze. Nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, foram três medalhas: um ouro, uma prata e um bronze.
Leia também: Palmeiras é eleito o melhor time do mundo em 2021 pela IFFHS
REDES SOCIAIS