Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram @cruzeiro
Reprodução/Instagram @cruzeiro

Nos últimos anos, muitos grandes clubes do futebol nacional foram rebaixados para a segunda divisão. Desde 1997, quando o Fluminense foi rebaixado, em 15 oportunidades os principais times do nosso futebol foram assombrados pelo fantasma da série B. Alguns mais de uma vez. Confira os principais times do Brasil que já foram rebaixados.

1. Vasco da Gama

O tradicional clube carioca, de grandes jogadores como Edmundo, Romário, Roberto Dinamite, e com uma galeria de troféus riquíssima, já amargou a segunda divisão em quatro oportunidades: em 2008, 2013, 2015 e 2020.

Na última temporada, o Vasco da Gama não conseguiu o acesso e, em 2022, disputa a série B mais uma vez. O clube sofre com uma crise financeira gravíssima que já deixou o estádio de São Januário sem luz.

2. Botafogo

Outro tradicional clube carioca que também está enfrentando muitas dívidas. O Botafogo teve seu auge nos anos 60 com o craque Garrincha, ainda conseguiu um título do Campeonato Brasileiro em 1995 com Túlio Maravilha.

Mas, desde então, o time da Estrela Solitária não vive grandes momentos no cenário nacional. O clube caiu para segunda divisão em três oportunidades: 2002, 2014 e 2020.

O clube carioca venceu o Campeonato Brasileiro da Série B em 2021 e agora retorna à elite do futebol brasileiro.

3. Fluminense

O caso mais bizarro da lista vem de outro carioca, o Fluminense. O clube das Laranjeiras caiu para a Série B em 1997 e, na sequência, caiu para a Série C, onde foi campeão no ano de 1999 e automaticamente iria disputar a série B em 2000.

Porém, com a criação da Copa João Havelange, em 2000, o clube voltou à elite do futebol brasileiro sem percorrer o caminho tradicional. Atualmente, o Fluminense tem em sua galeria quatro Campeonatos Brasileiros e uma Copa do Brasil.

4. Grêmio

Um dos gigantes clubes do Brasil com um título do Mundial de Clubes, três Copas Libertadores, duas Recopa Sul-Americana, dois Campeonatos Brasileiros e uma Supercopa do Brasil, está vivendo mais uma vez com o fantasma da série B.

O Grêmio está na sua terceira queda para a segunda divisão. O clube gaúcho foi o primeiro grande do Brasil a ser rebaixado em 1991. A equipe ainda voltou a ser rebaixada em 2004 e agora na atual temporada de 2021.

5. Palmeiras

Apesar de ser o atual Tricampeão da Copa Libertadores e defensor do rótulo de “Maior Campeão de Títulos Nacionais” com dez Campeonatos Brasileiros, uma Copa dos Campeões, quatro Copa do Brasil e um Mundial de 1951, o Verdão amargou a segunda divisão em duas oportunidades.

No início dos anos 2000, o Palmeiras viveu um momento conturbado com o fim da era Parmalat. o Alviverde caiu para a série B em 2002 e voltou a disputar em 2012, quando estava com muitas dívidas.

6. Corinthians

O Timão, que é conhecido por sua grande torcida e seus incríveis títulos como dois mundiais da FIFA, uma Copa Libertadores, três Copa do Brasil, uma Supercopa do Brasil e uma Recopa Sul-Americana, enfrentou a Série B no ano de 2007.

Na ocasião, o time do Parque São Jorge estava afundando em dívidas após o fim do contrato com a MSI, que deu o título brasileiro em 2005, mas em 2007, com um elenco limitado, o Corinthians acabou sendo rebaixado.

Veja imagens: Webstory: Conheça os times grandes do Brasil que já foram rebaixados 

7. Cruzeiro

O gigante de Belo Horizonte, que é o maior vencedor da história da Copa do Brasil com seis títulos, sem contar os dois títulos da Copa Libertadores e os quatros Campeonatos Brasileiros, caiu para a segunda divisão do futebol brasileiro em 2019 e ainda está por lá.

Após a brilhante temporada de 2018, que terminou com o título da Copa do Brasil, o Cruzeiro viu suas dívidas e escândalos de corrupção serem divulgados para toda a imprensa e, com isso, o clube não resistiu a pressão e foi rebaixado. Atualmente, o clube ainda enfrenta muitas dívidas mas busca conseguir o acesso.

8. Atlético-MG

O atual bicampeão brasileiro Galo Mineiro, que tem uma Copa do Brasil e uma Copa Libertadores, enfrentou a série B em 2005.

O Atlético-MG foi rebaixado em 2005 após um empate com o Vasco da Gama de Romário, no estádio do Mineirão lotado. O clube retornou à elite em 2007.

9. Internacional

O único time brasileiro a ser “Campeão de Tudo”, vencedor de duas Copas Libertadores, um Mundial de Clubes, uma Copa do Brasil, uma Copa Sul-Americana, duas Recopa Sul-Americana e três Campeonatos Brasileiros, teve o ano de 2016 como o pior de sua história.

A temporada de 2016 do Colorado foi bastante tumultuada, com quatro treinadores e muitos problemas e irregularidades administrativas. A queda foi resultado de tudo isso. O Inter chegou a liderar o Brasileirão com Argel Fucks, mas no fim acabou rebaixado.