O Brasil terminou os Jogos Sul-americanos Rosário 2022 no útlimo final de semana no topo do quadro de medalhas. Com 64 ouros, o país superou a participação na última edição do evento, em Santiago 2017, quando subiu ao degrau mais alto do pódio 61 vezes.
O Brasil liderou a competição durante os 12 dias de disputa e finalizou a campanha com um total de 147 medalhas (foram ainda 40 pratas e 43 bronzes). Das 26 modalidades com representantes nacionais em Rosário, 24 subiram ao pódio.
Leia também: Manchester City anunciará a contratação de Haaland ainda nesta semana, diz site
“Nós tivemos uma missão de muito sucesso. Conquistamos em Rosário mais medalhas de ouro do que na última edição dos Jogos Sul-americanos da Juventude, o que comprova a melhora qualitativa em nosso desempenho. Isso só demonstra que o trabalho em parceria com as confederações está surtindo efeito. Queremos intensificar essas ações para que as próximas gerações venham cada vez mais fortes”, analisou o chefe da Missão Brasileiro em Rosário e diretor de Desenvolvimento Esportivo do COB, Kenji Saito, em nota divulgada pelo comitê.
“Diante desse cenário, havia uma dúvida sobre como seria o nosso desempenho esportivo. Mas, sem dúvida, foi um sucesso. Os atletas se dedicaram bastante e representaram muito bem o nosso país liderando o quadro de medalhas do início ao fim da competição. Nós conquistamos praticamente o dobro de medalhas de ouro comparado ao segundo colocado, o que demonstra que o Brasil segue forte e preparado para continuar com grandes resultados esportivos”, destacou Kenji.
A Colômbia terminou os Jogos na segunda colocação com 35 ouros e um total de 93 medalhas. Já a Argentina teve 131 medalhas, mas 31 douradas. Veja a tabela de medalhas:
Leia também: Schalke 04 garante retorno à elite do Campeonato Alemão
Em Rosário, o Brasil foi representado por 230 atletas de até 18 anos em 26 modalidades: atletismo, badminton, basquete 3x3, boxe, ciclismo, escalada esportiva, esgrima, futsal, ginástica artística, handebol de praia, hóquei sobre grama, judô, karatê, levantamento de pesos, natação, patinação artística, patinação velocidade, rugby, skate street, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo, vôlei de praia e wrestling.
A terceira edição dos Jogos Sul-americanos da Juventude reuniu 2.500 atletas, de 15 países, e teve um conceito inovador. Todas as competições foram realizadas em um mesmo local, o Parque da Independência, com grande envolvimento da população local.
REDES SOCIAIS