Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Fifa
Reprodução/ Fifa

A Copa do Mundo da FIFA 2022 acontecerá entre os dias 21 de novembro a 18 de dezembro, no Catar. Relembre todos os mascotes do torneio mundial ao longo dos anos.

1. Willie

Willie foi o mascote da Copa de 1966, na Inglaterra. Ele foi inspirado em um leão, símbolo da região.

Veja imagens: Webstory: Relembre todos os mascotes da Copa do Mundo

2. Juanito

Na Copa de 1970, Juanito era representado por um menino que vestia roupas com as cores da bandeira do México.

3. TipTap

Na Copa do Mundo de 1974, o mascote TipTap tinha o objetivo de representar a união da Alemanha Oriental e Ocidental aos olhos do mundo.

4. Gauchito

O Gauchito foi mascote da Copa de 1978, na Argentina. O nome é uma referência ao termo ‘’gaúcho’’, usado para atribuir aos homens nos campos nos países latino-americanos.

5. Naranjito

A laranja, fruta tradicional da Espanha, foi um dos mascotes na Copa de 1982 no país.

6. Pique

O mascote Pique, representado por uma pimenta, foi o mascote na Copa realizada no México, em 1986.

7. Ciao

Ciao, palavra em Italiano que pode significar tanto ‘’tchau’’ como ‘’olá’’, foi mascote da Copa em 1990 na Itália. Ele foi desenhado em cubos com as cores do país.

8. Striker

O mascote da Copa de 1994, nos Estados Unidos, foi representado por um cachorro com as roupas nas cores da bandeira estadunidense e apelido de ‘’artilheiro’’. O animal foi escolhido por ser o bicho de estimação mais comum no país.

9. Footix

Na Copa da França de 1998, o mascote foi um galo, animal símbolo do país. Seu nome foi uma mistura de Football com Asterix, o famoso personagem de quadrinhos.

10. Ato, Kaz e Nik

Os três foram mascotes da primeira Copa do Mundo sediada por dois países, Coréia do Sul e Japão, em 2002. Os Spheriks representam alienígenas, uma forma de homenagear a tecnologia dos países.

11. Goleo VI

O mascote da Copa de 2006 na Alemanha foi representado por um leão, apelidado de Goleo, uma junção de “gol” com “leo”, leão em latim. Ele vinha acompanhado de uma bola falante chamada “Pille”.

12. Zakumi

O Zakumi é um leopardo, animal símbolo da África do Sul, e foi mascote da Copa de 2010 no país.

13. Fuleco

O mascote é um tatu-bola, animal típico do Brasil, que embalou a Copa do Mundo em 2014 no país. Fuleco venceu uma eleição popular, superando um tigre e um gato, e seu nome representa a junção de futebol e ecologia.

14. Zabivaka

Na última Copa em 2018, na Rússia, o mascote foi um lobo. Em russo, Zabivaka significa “aquele que marca o gol”.

15. La'eeb

Por fim, o novo mascote da Copa 2022, que acontece no Catar, é baseado em lenços de cabeça da cultura árabe.

“Ele veio do ‘mascote-verso’ cheio de energia e está pronto para levar a alegria do futebol a todos”, disse a FIFA ao anunciar La'eeb.