Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram @raicca.ventura
Reprodução/Instagram @raicca.ventura

Os últimos Jogos Olímpicos de Tóquio criou novos ídolos do esporte brasileiro. O saldo mais positivo foi no skate com Rayssa Leal, Pâmela Rosa, Letícia Buffoni no feminino, Pedro Barros, Kelvin Hoelfler, Luiz Francisco, Pedro Quintas, Gui Khury, entre outros, no masculino. Cada um de uma maneira, o fato é que todos elesentraram para o rol de atletas que passaram a ser admiradas pelo público e tiveram seus nomes no topo das competições internacionais.

Graças as conquistas e ao carisma dos "corredores", a modalidade se tornou um campo fértil para novos talentos desabrocharem. Um novo nome que já está brilhando e pode trazer uma medalha olímpica em Paris 2024 é Raicca Ventura, skatista paulista de 15 anos.

A nova promessa brasileira conquistou medalhas em campeonatos e, recentemente, passou a integrar a seleção brasileira de skateboard na categoria park. Raicca já é um destaque da categoria e apresenta potencial para ser representante brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. 

A jovem já faz história ao lado de Dora Varella. As duas foram as primeiras mulheres que encararam a mega rampa de Bob Burnquist em Vista, na Califórnia, considerada a maior pista de skate do mundo. 

Quando Raicca Ventura começou a andar de skate?

Basicamente, o skate corre nas veias da família Ventura. O pai e o tio de Raicca são skatistas e davam aulas em uma pista de São Bernardo do Campo. O contato com o esporte logo cedo fez com que ela iniciasse a praticar aos seis anos.

As competições entraram em sua vida quando tinha 11 anos. Apesar de gostar de andar no street e na rampa vertical, a modalidade park é onde ela mais se destaca.

Títulos da Raicca Ventura

Nos últimos dois anos, Raicca colecionou títulos no Brasil. Em 2021, ela se sagrou campeã do STU On Tour de Skate Park feminino.

Nesta temporada, venceu as duas primeiras etapas do STU National e foi campeã da categoria Open do campeonato Loterias Caixa Girls Vert Contest.

E apesar de não ser uma competição oficial, conseguiu um feito inédito. Junto com Dora Varella, elas completaram o combo na Mega Rampa de Bob Burnquist, nos Estados Unidos, e se tornaram as primeiras brasileiras a realizar a descida completa na pista de skate mais temida do mundo.

Seleção Brasileira

Com o talento que tem, a seleção brasileira apareceu de maneira natural para a garota. Após os excelentes resultados nas primeiras competições, ela passou a ser observada mais de perto pela comissão técnica e passou a ser convocada para seleção brasileira juvenil de skate park, que reúne atletas até 15 anos.

Neste ano, o patamar á subiu um pouquinho. A Confederação Brasileira de Skate (CBSK) anunciou em abril a lista de atletas que integrarão a seleção brasileira principal na primeira temporada do ciclo olímpico de Paris 2024. Raicca foi chamada.


Patrocinios

A convocação para a seleção brasileira e estar com a imagem atrelada ao dos grandes nomes do esporte podem ser o imã para os patrocinadores.

Mesmo com o enorme talento, Raicca competiu apenas no Brasil nas últimas temporadas justamente pela falta de patrocinadores. Inclusive, a falta de apoio financeiro a prejudicou na última corrida olímpica.

Treinos nos Estados Unidos

Além do apoio financeiro, outra ajuda que Raicca terá neste ciclo olímpico é o técnico. Com a inclusão do esporte no calendário olímpico, o nível aumentou e apenas a prática nas pistas de skate do ABC paulista não ajuda.

Depois que ela passou a ser treinada por Cris Mateus, seu nível de skate explodiu. O técnico mora nos Estados Unidos e ele tem condições de colocá-la perto de outros grandes nomes do esporte, como Sky Brown e Sakura Yosozumi.

A brasileira embarcou para a Califórnia no final do mês de junho e passará julho inteiro com o técnico em território americano.