Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram @Pacaembuoficial
Reprodução/Instagram @Pacaembuoficial

O templo do futebol paulista, que foi palco de confrontos históricos, está em um período de reforma. As arquibancadas lotadas e o gramado verde deram lugar ao chão cinzento e aos tratores. Inaugurado no dia 27 de abril de 1940, o estádio Paulo Machado de Carvalho, conhecido como Pacaembu, enfrenta desde 2021 uma longa jornada de reformas que divide as opiniões.

Leia mais:

Em processo iniciado por João Dória e concluído na gestão de Bruno Covas, o estádio foi concedido à iniciativa privada pelos próximos 35 anos. A falta de rentabilidade foi colocada como a principal justificativa para a ação.

A arquibancada sul do estádio, chamada de “Tobogã”, que tinha um carinho especial pelos torcedores, foi a primeira estrutura a ser demolida localizada atrás de um dos gols e era o setor mais popular do estádio, com os preços que variavam entre R$ 20,00 e R$ 60,00 (a depender do confronto). As obras começaram a partir da demolição da área, em junho de 2021.

Onde localizava-se a área do Tobogã, passará a ser ocupado por um edifício multifuncional de nove andares, sendo quatro deles subterrâneos. Em três dos andares funcionará um hotel, em parceria com a Umusic Hotels.

Uma nova polêmica surgiu quando a empresa demoliu as arquibancadas leste e oeste do Pacaembu, as que ficam nas laterais do campo.

Em publicação no Instagram, a A Concessionária Allegra Pacaembu informou que “que todas as obras de reforma, modernização e restauro do Complexo Pacaembu foram devidamente aprovadas pelo Conpresp e pelo Condephaat e Secretarias Municipais competentes”.

A Concessionária ainda cita a reforma no histórico estádio olímpico de Berlim, que foi reformado para a Copa do Mundo de 2006, que aconteceu na Alemanha.

“Após as escavações, contenções e fundações, as arquibancadas serão inteiramente refeitas com a mesma geometria, bem como o gramado que será reconstituído. E, então, o futebol voltará a acontecer num estádio moderno e histórico, a exemplo do que ocorreu com o Estádio Olímpico de Berlim, durante a Copa de 2006”.

Além disso, o complexo ainda terá espaço para restaurantes, cafés, bares, lojas, escritórios, um centro de eventos e convenções com capacidade de até nove mil pessoas, uma arena destinada para atividades de E-sports e mais um estacionamento subsolo.

“Foi necessário demolir parte da estrutura para a ampliação dos banheiros, criação de camarotes, espaço para eventos, área de alimentação, além de dar mais acessibilidade ao público com deficiência ou mobilidade reduzida. Mas, ao final dos trabalhos, elas serão reconstruídas com a mesma geometria das originais”.

Piscina gratuita com previsão de entrega em 2023

A Concessionária Allegra Pacaembu informou também através de suas redes que a piscina do complexo esportiva continuará gratuita.

“Sim! A piscina seguirá sendo GRATUITA, da mesma forma que acontecia na época em que o Complexo era gerido pela Prefeitura de São Paulo. A reabertura está prevista para novembro de 2023”.

Inauguração na Copinha

A empresa pretende inaugurar o novo estádio do Pacaembu na Taça São Paulo de 2024, campeonato de base mais importante do futebol brasileiro.

Sobre o fim do setor popular, a empresa informou que os valores dos ingressos vão ser divulgados de acordo com o preço do clube mandante.

“A decisão sobre o valor dos ingressos caberá ao clube mandante, da mesma forma que acontecia antes da concessão”.

Leia também: