Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/TikiTaka Francavilla
Divulgação/TikiTaka Francavilla

Seria inimaginável sequer pensar um começo de temporada melhor do que o da brasileira Lediane, mais conhecida como “Tampa”, pelo TikiTaka Francavilla, time que disputa a primeira divisão italiana de futsal.

Leia mais: Rumo ao hexa! Seleção Brasileira embarca para o Catar neste sábado (19)

A ala, que já vinha de boa campanha no ano passado quando marcou 19 gols em 17 jogos, começou com tudo a disputa da Serie A femminile. Foram cinco partidas, contra Vis Fondi, PSB Irpinia, Pescara, Pelletterie e Molfetta, e nada menos do que 12 gols marcados por Lediane. E, para completar, a atleta ainda foi a autora de três hat-tricks.

“Nem nos meus melhores sonhos imaginava começar a temporada desse jeito. Foram jogos que tivemos muitos pontos positivos, mas também muitas coisas negativas, temos muita coisa ainda para trabalhar e crescer. Temos um grupo inteiro querendo evoluir a cada dia e jogar ainda em um nível maior, e eu me sinto muito feliz de poder ajudar e me destacar também individualmente”.

O início meteórico da ala levanta o desejo por mais. Mesmo com um início aparentemente perfeito, a atleta completa que não pode e não vai se sentir satisfeita com ‘apenas’ isso e brinca com a possibilidade de os hat-tricks continuarem.

“Estou muito feliz por começar a temporada com três hat-tricks, e vou sempre buscar o quarto, o quinto e assim por diante. Mas acredito que o que é mais importante em cada jogo é a vitória da equipe, independente do número de gols que eu marcar. Sou uma atleta que me cobro muito e sempre procuro dar o meu melhor em prol do grupo, e se for pra sair mais hat-trick ainda melhor. Meu maior objetivo esse ano é chegar a final, já que em todas minhas outras temporadas aqui na Itália não alcancei isso, e é claro, após a classificação para a final, a meta será ser campeã (risos)”.

Revelada pelo Female, time de Chapecó, Lediane se destacou desde que chegou a equipe, conquistando uma convocação para a seleção brasileira em 2014, quando tinha 23 anos.

Campeã mundial pela equipe universitária e pela principal, a atleta, três anos depois, teve uma curta passagem pelo Leoas da Serra que é uma das principais equipes de futsal do Brasil até receber uma proposta para atuar no campeonato italiano.

Apesar de uma primeira experiência ruim na Itália, Tampa optou por tentar mais uma vez, no ano seguinte, se destacando com o Ternana. Depois de uma temporada, optou por voltar ao Brasil, novamente com o Leoas da Serra no meio do ano. Em 2022, a ala recebe proposta do TikiTaka Francavilla e decide atuar no futsal italiano mais uma vez, impactando de forma imediata a equipe.

Na temporada 2021/22, o TikiTaka Francavilla acabou sendo eliminado na semifinal da liga italiana, depois de perder para o Città di Falconara. Após começar tão bem a temporada atual, Lediane acredita na possibilidade de mais uma vez disputar o título da liga italiana.

“Acabamos ficando no caminho na última temporada. Isso é algo que ainda fica preso na garganta de todas as jogadoras do time, então temos aqui uma oportunidade. Começar bem a temporada pode nos garantir confiança para as fases mais avançadas da competição. Quando se joga nesse nível, detalhes assim importam muito”.

Leia também: Fórmula 1: Em Abu Dhabi, Max Verstappen fatura última pole position da temporada 2022