Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/OlympiaTV
Reprodução/OlympiaTV

Fisiculturistas são pessoas extremamente musculosas. Com treinos intensos, alimentação específica, constância, descanso e uma predisposição genética favorável, esses atletas atingem níveis de volume e condicionamento impossíveis para pessoas "normais". 

Para muitos, atletas dessa modalidade são os seres humanos mais "assustadores" e impressionantes que existem. No entanto, há pessoas que podem fazer um homem de 120kg parecer ter o tamanho de uma criança.

Por isso, o site da TV Cultura separou algumas vezes em que fisiculturistas ficaram "pequenos" em fotos. Confira:


Shaun Clarida

Shaun não é o mais alto dentre os atletas. Sua categoria, a 212, impõe um limite de peso aos atletas - 212 libras (equivalente a cerca de 96,16kg). Por isso, a divisão é voltada a fisiculturistas mais baixos, geralmente com menos de 1,70m. No entanto, mesmo entre os "baixinhos", o atual campeão é conhecido como "The Giant Killer" ("O matador de gigantes" em português). 

Na premiação do Olympia 2022, no qual o fisiculturista retomou seu título, o grande destaque foi a presença de Brian Shawn, um levantador de peso com mais de 2 metros de altura. A diferença entre o peso dos dois, no momento, era superior a 100kg.

Nick Walker

Diferentemente do atleta acima, Nick pertence à categoria Open, na qual não há limite de peso. Ou seja, essa é a categoria onde os atletas mais musculosos e impressionantes se encontram. Mesmo dentre os gigantes, ele é conhecido como o "mutante", por seu alto nível de volume com pouca idade. Atualmente, é o terceiro melhor do mundo em sua categoria.

No entanto, quando comparado com Shaquille O'Neal, Nick não parece tão "monstruoso". Com 2,16m de altura e quase 150kg de peso, o ex-jogador de basquete o fez parecer uma criança. Vale lembrar que, com pouco mais de 1,70m, o fisiculturista pesa cerca de 115kg no palco.


Jay Cutler

Jay é, talvez, o maior fisiculturista "engolido" desta lista. Com 1,75m de altura e mais de 120kg em cima do palco, o atleta foi dominante em sua época e batalhou, por anos, com Ronnie Coleman, tido para muitos como o maior nome da história do esporte.

Hoje aposentado, Jay mantém a forma e sua rotina de treinos. Entretanto, não é o que parece quando comparado com um strongman. Novamente, Brian Shawn fez um Mister Olympia parecer alguém comum na foto.


Flavio Baccianini

Esta posição pode ser enxergada como um "bônus", afinal, é uma comparação entre dois fisiculturistas: Lou Ferrigno e Flavio Baccianini. A batalha aconteceu no Olympia de 1993, quando os juízes tiveram que decidir quem estava melhor naquela competição: o atleta mais volumoso ou o mais condicionado.

Com seus 1,98m e mais de 130kg, Lou chegou a ser um desafiante ao título de Arnold Schwarzenegger nos anos 70 e até mesmo a interpretar Hulk nos cinemas (um detalhe peculiar é que, naquela época, não havia fantasia ou efeitos especiais. Ele apenas pintava seu corpo de verde). 

Baccianini tinha apenas 1,50m de altura e 65kg em cima do palco - praticamente a metade de seu adversário. O resultado foi um momento icônico para a história do fisiculturismo.