Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

GettyImages
GettyImages

Com o início do ano, muitas pessoas resolvem “mudar de vida”, o que gera um aumento de matrículas nas academias de musculação. A prática de exercícios físicos é importante no ano todo, mas há condutas que podem atrapalhar ou até mesmo constranger os demais alunos.

Por isso, o site da TV Cultura separou seis atitudes que você deve evitar quando estiver praticando musculação. Confira:

Deixar itens nas máquinas

Não há problema em deixar algo no aparelho quando você precisar deixá-lo por um curto espaço de tempo – para encher sua garrafa de água ou ir ao banheiro, por exemplo. Afinal, você precisa sinalizar que ele ainda está sendo utilizado.

No entanto, o banco não é um apoio para seu celular. Deixar itens em máquinas sem as utilizar pode fazer com que outros alunos acreditem que o equipamento esteja indisponível para eles.

Não guardar os pesos (ou guardá-los de maneira errada)

Após a utilização de halteres e anilhas, é preciso guardá-los. Isso porque se todas as pessoas que usarem pesos livres os deixarem no chão, a circulação na academia será prejudicada.

Também pode prejudicar alunos que desejam utilizar os pesos. Ninguém é obrigado a circular a academia para procurar um halter que não está em seu devido lugar.

Outro fator importante é não guardar os pesos no lugar errado. Em parte das academias, o local certo para cada halter é indicado no próprio equipamento. Guardar uma anilha de 20kg em cima de uma de 5kg, por exemplo, também prejudica os outros. O ideal é guardar as anilhas juntamente às outras com o mesmo peso.

Flertar

A academia pode, sim, ser um lugar de interação. Por meio da musculação e do esporte, amizades podem ser geradas. No entanto, há pessoas que não desejam “socializar” quando estão treinando. Então parar o treino de uma pessoa para pedir seu número ou sua conta nas redes sociais pode ser inconveniente. Academia não é balada!

Mexer no celular

Não há problema algum em pegar seu aparelho celular para trocar uma música ou responder uma mensagem. No entanto, há alunos que ficam minutos com o celular e, ao mesmo tempo, ocupam um equipamento.

Se for utilizar seu celular enquanto pratica musculação, seja breve para não atrapalhar os demais alunos presentes no local.

Fazer brincadeiras inapropriadas

A academia pode ser um lugar muito perigoso para pessoas que não tomam cuidado. Por isso, nada de “se mostrar” e pegar mais peso do que aguenta, pois uma brincadeira pode gerar lesões sérias.

A desatenção também pode ter sérias consequências. Por isso, tome cuidado com os lugares que você decidir parar. Evite praticar um exercício muito perto de quem já está fazendo algo, principalmente se essa pessoa trabalha com altas cargas e/ou movimentos livres.

Não limpar o aparelho (quando for necessário)

Não há problema nenhum em transpirar. Afinal, a musculação é feita para te levar ao limite. No entanto, quando um aparelho estiver nitidamente molhado, sua higienização é necessária. Grande parte das academias contam com papel e álcool em gel disponíveis em diversos pontos do estabelecimento.

Leia mais: Neymar e Bruna Biancardi anunciam gravidez: “Estamos ansiosos”

TV Cultura transmite Pinheiros e Caxias do Sul nos playoffs do NBB neste sábado (22)